Companhia aérea é a única a operar voos diretos dos Estados Unidos para a Região Sul do Brasil. O AcheiUSA Newspaper esteve a bordo do voo inaugural e conta tudo sobre o novo destino
Esterliz Mayer Nunes
Foto: Ronira Fruhstuck
Diretores da American Airlines e do Aeroporto Internacional de Miami cortam a fita inaugurativa do novo voo para a região sul do Brasil
A American Airlines iniciou na quinta-feira (21) sua mais nova rota para o Brasil, de Miami para Porto Alegre (RS), com escala em Curitiba PR). A frequência diária é operada pela aeronave Boeing 767-300, configurada para 212 passageiros, em duas classes de serviço (28 assentos na classe executiva e 184 assentos na classe econômica).
A diretora de Marketing do AcheiUSA, Esterliz Mayer Nunes, esteve no voo inaugural a convite da American Airlines, o qual foi acompanhado de várias cerimônias ao longo do trajeto.
Já no portão de embarque, no terminal da AA em Miami, os passageiros foram recebidos com música ao vivo ao som de Rose Max e Ramatis e quitutes da cozinha brasileira. No embarque, J.C. Liscano, diretor da AA, discursou brevemente sobre o empreendedorismo da American Airlines e sobre sua iniciativa de aproximar cada vez mais o Brasil e os Estados Unidos através de seus voos diários para as principais capitais do país. Após os discursos, foi cortada a fita inaugural e procedeu-se ao embarque dos passageiros.
Dentro da aeronave, os passageiros foram recebidos com brindes e champagne, e o espírito de festa estava presente em todos os tripulantes do voo, dando um toque mais descontraído e afetuoso no já excelente serviço de bordo da companhia. Entre as comissárias, a carioca Rosane Gibson era uma das mais contentes com o novo voo.
O Boeing 767-300 começou a taxiar às 8:20 pm, em ponto. O cardápio da classe executiva foi especial para o voo. De entrada, foram servidos carpaccio de salmão e salada, e havia quatro opções de prato principal: filé mignon grelhado com risoto de legumes, cogumelos e espinafre; frango ao molho ratatouille, com purê de batatas, bacon e legumes; halibut ao molho de milho trufado e purê de batata doce, com tomate e cebola; e lasanha de legumes ao molho basil. De sobremesa, sorvete sundae e prato de queijos gourmet. Tudo regado aos excelentes vinhos da carta a bordo: Don Venitia Beaumes-de-Venise, Côtes Du Rhône e Altos Ias Hormigas Clasico Malbec, Mendoza entre os tintos; e Sella & Mosca La Cala Vermentino, Sardegna e Buena Vista Vinicultural Society Sauvignon Blanc, North Coast, entre os brancos. O champangne servido foi um excelente Gosset Brut Excellence, e ainda havia vinhos do porto e licores para acompanhar a sobremesa. No café da manhã, foram servidos frutas, pães, manteiga, geleias e ainda omelete e ovos mexidos.
Depois do jantar, a opção era dormir nas confortáveis poltronas da classe executiva ou curtir as alternativas de entretenimento a bordo, com áudio e vídeo de excelente qualidade. O voo tranquilo durou exatas 8h05min, chegando ao aeroporto de Curitiba às 7:50am, pontualmente no horário previsto para o pouso.
Na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, nosso avião foi batizado com os jatos d’água de dois caminhões dos bombeiros, como manda a tradição em ocasiões especiais. Antes do voo prosseguir para Porto Alegre, todos os passageiros desembarcaram e esperaram por cerca de uma hora até que o avião fosse limpo e preparado para o trajeto seguinte. O voo sofreu um pequeno atraso na saída de Curitiba, chegando em Porto Alegre às 11:20 am, depois de 55 minutos de voo (a previsão era que chegasse às 10:45 am).
Em Porto Alegre, o avião recebeu novo batismo dos bombeiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Depois de passar pela imigração e pela alfândega, os passageiros foram recebidos por um simpático casal vestindo trajes típicos gaúchos, que oferecia um bom chimarrão para quem estivesse com saudades dessa bebida tão típica do Rio Grande do Sul. Além do chimarrão, o casal entregava a todos um guia completo em inglês da cidade de Porto Alegre.
No aeroporto da capital gaúcha, mais solenidades esperavam o voo inaugural. A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, esteve presente e falou da importância deste novo voo para os moradores da região sul do país e especificamente os do Rio Grande do Sul, já que está prevista a abertura de um consulado americano na capital gaúcha no próximo ano. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também esteve presente e cortou a fita inaugural do voo de volta aos Estados Unidos.
“Com o início deste novo voo nos tornamos a única companhia aérea que opera da Região Sul para os Estados Unidos. A procura por passagens superou todas as expectativas da empresa e nosso voo inaugural decolou com ocupação quase total”, afirma Dilson Verçosa, diretor Regional de Vendas da American Airlines em São Paulo, que participou das solenidades de inauguração nos aeroportos de Curitiba e também de Porto Alegre. Dilson embarcou em Curitiba e desembarcou em Porto Alegre para participar das cerimônias de inauguração dos voos e também da abertura das lojas AA nos aeroportos daquelas capitais do sul do Brasil. Ainda segundo Verçosa, o objetivo da American Airlines é ter um voo saindo de Miami para Curitiba e outro saindo de Miami direto para Porto Alegre até o final de 2014.
O voo AA203 sai diariamente de Miami às 8:20pm, com chegada ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 7:50am da manhã seguinte. O avião segue para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9:25am, onde pousa às 10:45am. O voo decola de Porto Alegre para Miami às 12:30pm, pousando no aeroporto de Miami às 6:30pm.