De Califórnia e Texas surgem iniciativas pouco comuns para pedir ao presidente Obama ações que beneficiem indocumentados
Durante dois dias 20 jovens dreamers participam de uma maratona de tecnologia em prol da reforma imigratória, sob o comando de Mark Zuckerberg e outros grandes da Internet.
O Dreamer Hackaton se realiza nesta quarta (20) e quinta-feira (21), na sede da LinkedIn na Califórnia e nesta maratona os jovens latinos convidados criarão aplicativos, sites e desenvolvimentos que permitam impulsionar a reforma imigratória.
Joe Green, fundador e presidente da FWD.us, deu as boas-vindas ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg; ao criador do Dropbox, Drew Houston, assim como a Reed Hoffman, um dos desenvolvedores do Linkedln. “Somos uma nação de sonhadores. E é o correto em termos de economia”, disse Hoffman.
O fundador do Dropbox mencionou que sua empresa não existiria se seu co-fundador não tivesse sido capaz de emigrar para os Estados Unidos. Houston explicou que em sua companhia há muitas histórias de sucesso de empregados com raízes imigrantes e se mostrou entusiasmado de integrar o projeto. “A tecnologia pode ser uma ferramenta para amplificar as histórias de sucesso dos imigrantes”, acrescentou o criador da Dropbox, um serviço de hospedagem de arquivos multiplataforma na nuvem.
Por sua vez, o fundador do Facebook abriu sua introdução contando que tanto ele como sua esposa compartilharam classes com jovens sem papéis na escola secundária. Ali conheceu um estudante indocumentado que lhe disse não poder chegar a cursar a universidade por causa de seu status imigratório. “Creio que este é um dos maiores problemas de direitos civis de nosso tempo”, assinalou Zuckerberg e acrescentou que para ele não há diferença entre um estudante sem papéis e um que é legal.
Os jovens que participam do Hackaton foram divididos em grupos e cada um deles conta com o apoyo de engenheiros, designers e responsáveis tecnológicos de empresas instaladas no Silicon Valley, para desenvolver durante 48 horas projetos enfocados para promover a reforma imigratória.
As equipes foram juntando-se para trabalhar com os especialistas e receber dicas. As equipes estão formadas assim:
“Unheard Voices” tem Sarahi Salamanca (@sarahisalamanca), Todd O’Hara (@toddohara), Alex Poon (@thealexpoon) e Jack Hernandez (@jackhernandeztv);
“Dream Team” reúne Roly Fentanes (@roly426), Tali Rapaport (@TaliR), Roddy, Jay e Rahul;
“Push for Reform” é formada por Luis A. (@mexicanlucky), Justino Mora (@justinomora1), Caitlin Winner (@caitlinwinner), Jay Zalowitz (@jayzalowitz) e Kartik Mandaville (@kar2905);
O outro grupo foi chamado de “FWD Now”.
“Somos uma nação de imigrantes”, destacaram. “Nós na comunidade tecnológica nos unimos para apoiar uma reforma imigratória integral porque acreditamos que é o correto para os EUA, para as famílias americanas e para a economia americana”, disse Green do FWD.us à UnivisionNoticias.com em entrevista telefônica.
A ideia é que os desenvolvimentos destes jovens ajudem a consertar “o sistema de imigração quebrado” dos EUA, finalizou Green ao anunciar quem foram os escolhidos.