Histórico

Eleições americanas em novembro mostram novos rumos para o país

Democratas conseguem vantagem na disputa pelos cargos executivos mais cobiçados

As eleições de 2013 serviram para mostrar que os Estados Unidos estão mudando sua cara – e cada vez mais está ficando com a cara azul, a cor dos democratas.

Embora os republicanos tenham conseguido reeleger o republicano Tomás Regalado como prefeito de Miami, os democratas conseguiram algumas vitórias estrondosas como a eleição de Bill de Blasio para a prefeitura de New York, cidade que há 20 anos não tinha um prefeito pertencente a este partido apesar da vocação liberal dos novaiorquinos.

Mesmo tendo sido eleito com um discurso bastante esquerdista no qual não poupou críticas a Michael Bloomberg, atual prefeito da cidade e um homem muito rico, de Blasio vem mantendo conversações frequentes com o antecessor a fim de ficar inteirado sobre como é administrar uma cidade do porte de New York que tem 300 mil funcionários públicos. Ele ganhou com facilidade a eleição com mais de 73% e se destaca por ser casado com Chirlane McCray, formando um casal birracial, com um casal de filhos jovens. A família ganhou o coração dos eleitores da Big Apple.

Outra mudança significativa foi a escolha de Mike Duggan para prefeito de Detroit. Apesar de também ser democrata como seus antecessores, ele interrompe a tradição de 40 anos da capital do automóvel americana que apenas elegia prefeitos negros. Duggan terá a dura missão de reerguer uma cidade que esteve à beira da bancarrota e perdeu muitos moradores que partiram para outros lugares em busca de novas oportunidades, mesmo com a recuperação das montadoras.

Tomás Regalado é reeleito prefeito de Miami

O prefeito de Miami, Tomás Regalado, e o vereador Frank Carollo se reelegeram com facilidade na terça-feira (5) em uma eleição que se caracterizou por uma baixa frequência às urnas. Enquanto isto, o advogado de defesa pública, Keon Hardemon, e o pastor Richard P. Dunn II devem disputar o segundo turno em duas semanas para substituir a vereadora Michelle Spence-Jones no Distrito 5. A eleição está marcada para o dia 19 de novembro. “Agora temos de pensar no segundo turno e no que temos de fazer para ganhar de maneira convincente”, disse Hardemon.

Poucos votantes saíram para ir aos centros eleitorais ao longo do dia, o que se pode explicar em parte pela falta de uma renhida disputa para o cargo de prefeito. Regalado não enfrentava um forte oponente há dois meses, quando o vereador Francis Suárez abandonou sua campanha.

Regalado, que conquistou 78 por cento dos votos, disse estar orgulhoso de ter recebido “mais um mandato” dos votantes. “O povo de Miami quer baixos impostos, melhores serviços e uma redução nos gastos”, disse Regalado, durante sua comemoração.

O prefeito acrescentou que Miami havia dado “um exemplo” nas campanhas locais ao evitar escândalos eleitorais, uma clara referência aos casos de fraude com cédulas ausentes que contaminaram as recentes eleições em Miami-Dade.

Os outros candidatos na disputa pela prefeitura eram pouco conhecidos do público. Os candidatos eram: Jeffrey Anthony Benjamin, assessor de hospitais; Williams Ambrister, um ativista de Coconut Grove; e Tom Baumann, membro do Partido Socialista dos Trabalhadores.

Entre os governadores, dois estados monopolizaram as atenções da mídia americana: New Jersey e Virgínia. No estado do nordeste do país, nenhuma novidade. Chris Christie foi reeleito com facilidade para um segundo mandato e aumentou seu prestígio nacional. Apesar de ser republicano, Christie é apontado como moderado e pode ser uma das opções do partido para tentar vencer a próxima eleição presidencial, provavelmente contra Hillay Clinton.

Na Virgínia, o vencedor foi o empresário Terry McAuliffe, do Partido Democrata, que derrotou o republicano Ken Cuccinelli por pequena margem de votos. O novo governador sempre foi muito ligado à família Clinton e contou com o apoio ostensivo de Bill e Hillary para conquistar a vitória.

Uma análise mais completa sobre as implicações destas eleições no cenário imigratório pode ser lida clicando aqui.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo