Jason Gardener colocou suas fotos em um livro e quer usar sua obra para incentivar o turismo no Brasil
Michelle Kawka e Jason Gardner Lançamento em New York
Uma das fotos de Jason que consta na sua exposição
Joselina Reis
Carnaval em Pernambuco é mais do que samba, tem cores, extravagância, história e misticismo. O americano Jason Gardener se encantou com o que viu e não hesitou em fazer centenas de fotos. As melhores ele colocou em um livro, com informações em inglês e português e espera divulgar seu trabalho principalmente durante a Copa do Mundo. “O Brasil vai atrair milhões de turistas nos próximos anos e eu espero que o livro mostre um pouco sobre a beleza de Pernambuco e inspire as pessoas a visitar o local”, planeja.
O livro levou o título de “A Flower in the Mouth” (Uma flor na boca, nome em português), tem 128 páginas. Parte do trabalho pode ser visto em seu website www.jasongardnerphoto.com. Além das fotos coloridas que mostram a diversidade do carnaval pernambucano, a obra traz ainda um código permitindo o comprador baixar pela internet músicas que embalam as festas naquele estado. “As festas são tão apaixonantes que eu queria que as pessoas se sentissem lá, por isso optei por um projeto multimídia. Você ouve as músicas e vê as fotos.”, comenta.
Jason, que é fotógrafo, começou suas viagens em busca do colorido do carnaval brasileiro em 2004 e, tempos depois, por indicação de amigos descobriu o Pernambucano. “Eu queria um lugar fora do circuito Rio-Salvador. Uma coisa diferente, única. Pernambuco é tudo isso e eu quero mostrar essa beleza”, disse. Ao todo foram cinco viagens, sendo que cada uma durava cerca de dois meses. “A cada viagem eu conseguia me aprofundar mais e mais naquele ritmo e consegui acesso a rituais que nunca imaginei”, lembra o americano que pela primeira vez viu e fotografou cerimônias do candomblé.
A partir daí, os bastidores encantaram ainda mais o fotógrafo americano. Ele cita com entusiasmo o ritual de limpeza da Cabocla Jurema, até então um momento muito particular entre os membros mais antigos do candomblé da Zona da Mata. “Nem imaginava que eles tinham essa cultura de purificação antes dos festejos e que o carnaval tinha tanta ligação com religião”, revela o profissional.
Para o lançamento oficial do livro, ocorrido no dia 30 de julho de 2013 em Nova York, um grupo de maracatu (ritmo musical com origem no estado de Pernambuco) fez uma apresentação exclusiva, lotando o teatro e encantando os americanos com o colorido das fantasias e batida forte dos tambores.
O livro “A Flower in the Mouth” está disponível no website de Jason e em breve no Amazon.com.