Joselina Reis
Elas estão começando cedo e querem seguir os passos dos grandes artistas brasileiros em Hollywood. As irmãs Alessandra e Pryscila Salinas, de 13 e 17 anos, já conseguiram realizar o primeiro projeto, encenar uma peça de teatro com produção própria para o público em Broward. As duas garotas prodígios tiveram o projeto escolhido pelo programa ArtTrepeneur e abriram o primeiro dia de exibição teatral no ArtServe, em Fort Lauderdale no dia 10 de agosto.
O fundador do ArtTrepeneru, o diretor Jim Hammond, é só elogios para o trabalho de Pryscila, que escreveu e produziu a peça The Course. “Ela tem uma imaginação incrível”, disse ele que aposta na braso-americana para ser a próxima J.K Howling, a autora da saga de mega sucesso de vendas, Harry Potter.
O programa ArtTrepeneur foi realizado pela primeira vez nas férias de verão de 2013 com o objetivo de ensinar jovens com potencial artístico a transformar a ideia em negócio. Por dois meses, oito estudantes escolhidos entre dezenas de concorrentes aprenderam na teoria e na prática como ser um artista com visão empresarial. “Eles aprenderam como lidar com orçamento apertado, prazo de conclusão da obra e criaram uma companhia de teatro legalmente estabelecida no estado da Flórida. Tudo isso foi um desafio para esses jovens que estavam de férias durante todo o programa”, lembra Hammond.
Mas não foi um desafio para Pryscila, que fez o High School com ênfase em Artes na Dillard Center, em Broward, e já tinha quase tudo em mente antes mesmo de começar o programa. A peça The Course foi baseada em uma história que ela já havia escrito na intenção de produzir um livro, a partir daí foi só colocar tudo em prática no orçamento de $150. A atriz principal para a peça também foi fácil achar, a própria irmã, Alessandra.
Feliz com sua primeira obra que saiu do papel e foi para o palco, Pryscila já tem em mente várias ideias e uma delas inclui a comunidade brasileira. Ela, que criou a companhia Alves Children Theater, como parte do programa ArtTrepeneur, quer levar o teatro de improviso para perto do publico. “Você pode ser tudo no teatro”, fala entusiasmada a menina que era tão tímida que quando criança não falava em público. “O teatro me ajudou e pode ajudar outras crianças a se desenvolverem também”, salienta.
Para isso ela conta com a ajuda da irmã, Alessandra que como atriz vem chamando a atenção dos professores e diretores. Ela já participou de várias peças na escola onde estuda, Parkway Middle School for Arts, planeja continuar na carreira. “Eu sinto uma grande atração pela carreira. Gosto de desenvolver um pouco de mim em cada personagens e ao mesmo tempo ser uma pessoa diferente no palco”, resume a jovem artista.
Alessandra encenou o papel principal de The Course. Na história, ela é Jenni uma garota de 13 anos que descobre ser a filha do sol. Com ajuda de seu gato, Mercury, interpretado pela irmã produtora e escritora, Pryscila, ela tem que combater o vilão, Neptune, que a quer desviar do caminho do bem. Mais sobre o projeto de Pryscila na página da sua empresa no Facebook (https://www.facebook.com/#!/AlvesChildrensTheatre).