Devido ao aumento significativo do número de brasileiros apreendidos pelas autoridades imigratórias dos EUA tentando entrar irregularmente no País, o Itamaraty lançou uma cartilha alertando sobre os riscos da imigração ilegal.
O objetivo é sensibilizar os cidadãos para os graves riscos à integridade física daqueles que se arriscam para fazer a travessia informal da fronteira.
A cartilha denominada “Riscos da Imigração Irregular para os Estados Unidos e México pontua os perigos associados ao envolvimento com redes criminosas de tráfico de pessoas, chama atenção para casos concretos de desaparecimentos e falecimentos na fronteira, e informa sobre números de contato para situações de emergência.
“Caso você seja detido por tentativa de imigração irregular, a autoridade consular brasileira não poderá interferir na decisão da autoridade migratória estrangeira. O consulado brasileiro não tem qualquer influência nas leis de outros países”, diz o documento.
O Itamaraty alerta ainda que, ao ser detido em um país estrangeiro, alguns imigrantes querem voltar rapidamente ao Brasil, mas nem sempre isso é possível. “O consulado brasileiro não tem poderes para acelerar o processo de deportação”. Acesse a cartilha neste link.