Arte & Cultura Reportagens Especiais

O Thanksgiving Day, uma tradição americana

Feriado é um dos mais importantes nos Estados Unidos, e representa um agradecimento simbólico pela colheita bem sucedida antes do inverno no hemisfério norte

Primeiro Thanksgiving em Plymouth, (óleo sobre tela de Jennie Brownscome)

O Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) é um tradicional feriado celebrado nos Estados Unidos, que remonta aos tempos coloniais, com origens há mais de 400 anos. É sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. O feriado também é observado no Canadá, mas em data diferente. Lá, comemora-se na segunda quinta-feira de novembro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é quando as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão pelas bênçãos e coisas positivas recebidas durante o ano. É um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos, ao lado do Independence Day, o 4 de Julho.

Neste dia, as famílias costumam se reunir em torno de uma mesa farta, onde tradicionalmente o prato principal é o peru. Parentes que vivem distantes enfrentam longas e cansativas viagens para reunirem-se à família e comemorarem juntos a data.

Comuns na mesa de Thanksgiving também são iguarias típicas da cozinha norte-americana, como batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, e outras gostosuras.

Origem Histórica do Thanksgiving Day

O primeiro Thanksgiving foi celebrado em 1621 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila. Depois de uma colheita devastada pelo inverno rigoroso do ano anterior, os colonos tiveram uma farta colheita de milho no verão seguinte. Para marcar e celebrar a ocasião, depois de sucessivos anos complicados, o líder da vila resolveu organizar um banquete no outono de 1621. Na festa estiveram cerca de 90 índios e foram servidos patos, perus, peixes e milho.

A partir de então, na Nova Inglaterra, passou-se a comemorar no final do outono um dia de gratidão pelas colheitas bem sucedidas. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln decretou que a quarta quinta-feira de novembro seria marcada para o Thanksgiving Day, ou Dia Nacional de Ação de Graças. Embora a festa tenha suas origens religiosas, representando um agradecimento a Deus pela graça da fartura, a data foi incorporada ao calendário secular, e hoje é celebrada universalmente nos Estados Unidos.

Costumes

O peru é sem dúvida a atração principal na celebração de Thanksgiving. Mas existe uma curiosa tradição oficial na véspera, na qual o presidente americano em exercício perdoa dois perus (um titular e outro de reserva), salvando assim as aves do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus que vão parar na mesa dos americanos na noite do banquete.

No dia também são realizados desfiles e queima de fogos. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy’s em Nova York, onde participam centenas de celebridades, personagens do mundo infantil e da fantasia, como Mickey, Homem Aranha, e outros. O Thanksgiving Day também é reservado para os mais importantes jogos do futebol americano, com dois ou três clássicos do esporte realizados ao mesmo tempo.

Na sexta-feira seguinte ao Thanksgiving acontece a famosa Black Friday, quando várias lojas fazem promoções arrasadoras. Por essa razão, ficam superlotadas de tal forma que todos os anos há verdadeiras batalhas entre os clientes para conseguir os produtos em liquidação. As filas nas portas dos grandes magazines começam a se formar ainda na própria noite de Thanksgiving, varando a madrugada sob o frio do outono. Tudo pelas ofertas.

Origens Históricas

Celebrações de agradecimento e festas para comemorar boas colheitas sempre fizeram parte da tradição dos primeiros colonos europeus na América do Norte. Segundo o historiador James Baker, o debate sobre qual foi o primeiro Thanksgiving é uma “tempestade em copo d’água”.

A mais antiga documentação que se conhece sobre o assunto em solo norte-americano foi deixada pelos espanhois e franceses, ainda no século 16.

Na Virginia, há registros da realização da festa em 1610, quando foi fundada Jamestown, a primeira vila no território do que seria mais tarde uma das Treze Originais Colônias.

A Festa da Colheita dos Pioneiros de Plymouth

Tradicionalmente, a origem da festa é atribuída ao banquete celebrado em 1621 em Plymouth Plantation, na região que hoje é o estado de Massachusetts. Naquele ano, os colonos celebraram com uma grande festa a colheita bem-sucedida no final do verão anterior. As celebrações continuaram nos anos seguintes, sempre no final do outono ou começo de inverno no hemisfério norte. Primeiramente como uma celebração religiosa, para em seguida tornar-se uma tradição civil.

Os Pioneiros festejaram por três dias em 1621. A data exata é desconhecida mas, segundo James Baker, “o evento deve ter acontecido entre 21 de setembro e 11 de novembro, com o dia mais provável sendo 29 de setembro.” O banquete foi preparado por quatro mulheres pioneiras que sobreviveram ao primeiro inverno no Novo Mundo (Eleanor Billington, Elizabeth Hopkins, Mary Brewster e Susana White), ajudadas pelas filhas e serviçais. A festa teve a participação de 50 sobreviventes das cerca de 100 pessoas que vieram no Mayflower (navio que trouxe os primeiros colonos pioneiros para a Nova Inglaterra).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo