Negócios

Rota Orlando-Miami é selecionada para construção de trem que fará viagem em apenas 26 minutos

Dez rotas em todo o mundo foram selecionadas para projeto; próximo passo será estudo de viabilidade e conclusão está prevista para 2021

Trem supersônico promete fazer a rota entre Miami e Orlando em 26 minutos
Trem supersônico promete fazer a rota entre Miami e Orlando em 26 minutos

DA REDAÇÃO, COM INFOMONEY – A rota entre Orlando e Miami – que tem duração de aproximadamente 3 horas e meia de carro em 236 milhas de distância – poderá ser feita, num futuro não muito distante, em 26 minutos. O trajeto foi escolhido para a fase de desenvolvimento do Hyperloop One, trem de alta velocidade movido a energia elétrica que promete ser o “transporte do futuro”.

Orlando, junto com as demais rotas escolhidas pela empresa como finalistas do projeto, vai receber investimentos para analisar os projetos recebidos, sua viabilidade comercial e os problemas de transporte da região.

Em comunicado, o cofundador do Hyperloop One, Shervin Pishevar, anunciou que mais de 100 países enviaram propostas de rotas para o trem; dessas, somente dez foram escolhidas como finalistas. Outras rotas selecionadas são: Toronto-Montreal, no Canadá; Glasgow-Liverpool, no Reino Unido; Edinburgo-Londres, na Inglaterra; e outras nos EUA. O trajeto entre Montreal e Toronto será realizado em 39 minutos, de acordo com a comunicado.

A empresa anunciou também que os primeiros testes do trem, capaz de alcançar uma velocidade de 750 milhas por hora, serão realizados ainda neste ano. A expectativa (muito otimista) é de que já em 2020 ele seja capaz de transportar cargas e, no ano seguinte, de transportar passageiros.

O Hyperloop One é um projeto do bilionário Elon Musk, também CEO da Tesla e da SpaceX, lançado em 2013. Ele funciona da seguinte maneira: os passageiros entram no trem, que é acelerado por propulsão elétrica dentro de um “tubo” de baixa pressão; isso faz com que ele “levite” nos trilhos usando levitação magnética e alcance velocidades próxima a alcançada por aviões, mas por longas rotas.

Obras do trem Brightline

As obras de outro trem rápido entre Miami-Fort Lauderdale-West Palm Beach – Orlando estão atrasadas. O cronograma inicial dava conta de que ao menos o primeiro trajeto (até West Palm Beach) seria inaugurado até o verão, mas nada aconteceu.

A empresa responsável pela obra, a Brightline, avisou que a obra vai sofrer atrasos devido à burocracia com licenças e outros entraves que estão impedindo a realização do projeto.

De acordo com o presidente da empresa Michael Reininger, os planos de chegar até a terra do Mickey tiveram de ser adiados. “As obras vão demorar no mínimo 30 meses até Orlando. Não podemos iniciar a construção enquanto todas as licenças e todos os recursos estiverem acertados”, disse Reininger. A empresa culpa os processos na Justiça que estão atrasando a obra.

Foram investidos $3 bilhões no projeto e os trens serão equipados com Wifi, ar-condicionado, assentos reclináveis, grande espaço entre as poltronas e rampa de acesso para portadores de deficiência.

O trem vai circular com velocidades entre 79mph e máximo de 125 mph. Em dois anos e meio, vai chegar a Cocoa Beach e Orlando.  A expectativa é que o trajeto entre Miami e Orlando seja feito em três horas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo