Antonio Tozzi Esportes

Renato pode ser 1º brasileiro a ganhar Libertadores como jogador e técnico

Renato Portaluppi, quem diria, superou toda desconfiança e ironia sobre seu método de trabalho como técnico de futebol e pode conseguiu algo inédito para o futebol brasileiro: ser campeão da Copa Libertadores da América como jogador e também como treinador. Caso consiga o feito, aumentará ainda mais a idolatria forjada nos títulos da Libertadores e do Mundial de 1983. Nos 57 anos de história da competição, somente sete profissionais já conquistaram a distinção. Aliás, esta será a segunda oportunidade para o comandante do Grêmio. Em 2008, a chance de Renato bateu na trave. À época treinador do Fluminense, Portaluppi enfrentou a equatoriana LDU na final daquele ano. Perdeu por 4 a 2 no primeiro jogo, em Quito, mas venceu de virada por 3 a 1 no Maracanã e levou a decisão para os pênaltis. Porém, Conca, Thiago Neves e Washington, destaques daquele time, erraram suas cobranças, e o Flu ficou com o vice.

Nova chance

A nova oportunidade para Renato pode torná-lo o oitavo campeão da Libertadores no campo e fora dele. Apenas argentinos e uruguaios conseguiram o feito. O último deles foi o atual técnico do River Plate, Marcelo Gallardo. Pelo mesmo clube, levantou o troféu em 1996 como meia e em 2015 como treinador. A equipe, aliás, só não chegou mais uma vez à final porque sofreu a virada histórica para o Lanús, por 4 a 2, em La Fortaleza, palco da grande decisão neste ano, na próxima quarta.

Duplamente campeões

O primeiro sul-americano a atingir o feito foi o argentino Humberto Maschio. Em 1967, conquistou a Libertadores como atacante do Racing. Como treinador, tornou-se campeão já em 1973, pelo rival Independiente. Também pelo time vermelho de Avellaneda, Roberto Ferreiro se somou a Maschio. Campeão como zagueiro do Independiente em 1964 e 1965, faturou o tri para o clube como técnico em 1974. O uruguaio Luis Cubillas foi o mai vitorioso de todos. Campeão como jogador atuando pelo Peñarol de Montevidéu em 1960 e 1961 e pelo rival Nacional em 1971, sagrou-se campeão como técnico do Olimpia, do Paraguai em 1979 e 1990. O uruguaio Juan Martín Mujica foi campeão com o Nacional de Montevidéu em 1971 e como treinador em 1980, com o mesmo clube. O habilidoso meia José Omar Pastoriza também repetiu a dose, sendo campeão como atleta do Independiente da Argentina em 1972 como treinador do mesmo time de Avellaneda em 1984. O goleiro Nery Pumpido atuava pelo River Plate de Buenos Aires quando o clube conquistou o título em 1986 e vibrou com a conquista do Olimpia do Paraguai em 2002, quando era treinador do clube de Assunção. O caso mai recente é do também argentino Marcelo Gallardo, campeão em 1996, como jogador do River Plate e como treinador do tradicional clube de Buenos Aires em 2015.

Flamengo pode ir à final da Copa Sul-Americana

Como a coluna foi fechada na quarta-feira 22 de novembro, infelizmente não podemos comentar sobre os resultados de Grêmio e Flamengo – os dois representantes brasileiros nestes torneios subcontinentais. Entretanto, não dá para negar que as duas esquipes precisam obter resultados expressivos no jogo de ida porque a decisão será na casa dos adversários. Reinaldo Rueda, técnico do Flamengo, tem a vantagem de conhecer bem o Junior Barranquilla, adversário do Rubro-Negro carioca nas semifinais da Copa Sul-Americana. Ele revelou que o time colombiano tem um técnico com muita experiência e sempre tem sido protagonista no Campeonato Colombiano e na Copa da Colômbia. “Rival muito difícil, jogo muito equilibrado. As duas equipes têm nomes muito importante e creio que será intenso. É um time muito protagonista do futebol colombiano”, garantiu Rueda.

Palmeiras ainda em busca de técnico

Abel Braga não é o único analisado pelo Palmeiras para comandar o time em 2018. Receosa quanto à indecisão do técnico, que tem contrato com o Fluminense até o fim do ano que vem, a diretoria do Palmeiras tem outros dois nomes em vista: Roger Machado e Jair Ventura. Há ainda a possibilidade de efetivação de Alberto Valentim como técnico responsável. Atualmente, ele está como interino até o final do Brasileirão 2017. Apesar de ter garantido a classificação direta do Verdão para a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2018, Valentim perdeu pontos junto à diretoria e conselheiros do clube após as derrotas para Corinthians, Vitória e Avaí. Por sua vez, o clube quer definir o quanto antes quem será o treinador, para ele colaborar com o planejamento para a próxima temporada. Até agora já estão confirmados dois nomes para a próxima temporada: o zagueiro Emerson Santos, do Botafogo, e o lateral Diogo Barbosa, do Cruzeiro. Os jogadores não gostaram da decisão da diretoria, porque defendiam a permanência de Valentim à frente da equipe.

Lucas Lima quase no Verdão

Um clube chinês tentou ameaçar o acordo verbal que o Palmeiras tem com o meia Lucas Lima e ofereceu 54 milhões de euros ao jogador ao longo de um contrato válido por quatro temporadas. A resposta foi negativa. Lucas Lima acredita que ainda tem chance de ser convocado para a Copa do Mundo de 2018, e por isso só aceitaria sair do Brasil se fosse para um grande clube do futebol europeu.  Nenhum dos gigantes do Velho Continente apresentou proposta por ele, e nenhum dos clubes brasileiros que manifestaram vontade de ter o meia a partir de 2018 se dispôs a pagar o que o Palmeiras deve pagar – provavelmente com auxílio da Crefisa, embora a empresa diga que não foi procurada até o momento. Essa oferta chinesa foi apresentada ao jogador por Edson Khodor, dono da Khodor Soccer e um dos empresário dele. Desde o fim do ano passado, a NN Consultoria, empresa da família Neymar, também está à frente da carreira dele. Lucas Lima já decidiu que não permanecerá no Santos após o fim de seu contrato, em 31 de dezembro, e foi afastado pela diretoria dos últimos dois jogos do Campeonato Brasileiro. Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, virá ao Brasil nos próximos dias para bater o martelo sobre o futuro dele ao lado de Edson Khodor e de seu pai, Roberto Lima.

Nascar tem novo campeão

Martin Truex Jr. foi o grande nome da temporada da Nascar em 2017. Não existisse o playoff, teria sido campeão com corridas de antecedência. Com o playoff, venceu na hora decisiva. O Chase forçou uma disputa até Homestead, uma vitória numa temporada que terminaria chata de outra forma. Martin Truex Jr. cumpriu a missão e se consagrou como campeão da Nascar na temporada 2017. O piloto do #78, que já fazia o ano dos sonhos, escreveu o último capítulo na noite de domingo (19) em Homestead. Muito ameaçado por Kyle Busch e Kyle Larson nas últimas voltas, Truex fez o dever de casa: controlou os rivais, sustentou a liderança, e venceu o campeonato com a oitava vitória no ano. A disputa com Kyle Busch foi particularmente preocupante. Truex sofria para encontrar rendimento após a última relargada e via o #18 se aproximar muito rapidamente. Caso Busch fizesse a ultrapassagem, ficaria com o título. Para a sorte de Martin, Larson também se aproximou, colocando pressão e evitando que o #18 se preocupasse exclusivamente com a briga pela vitória. Agora, 2018 será um ano de renovação na Nascar. Especialistas avaliam que 2018 é um ano de renovação para a Nascar, que vê uma nova leva de pilotos subindo para a categoria principal. E também de despedidas. Dale Earnhardt Jr. confirmou sua aposentadoria das pistas, assim como Danica Patrick.

Helio Castroneves troca IndyCar pela IMSA com Penske em 2018

Penske já tinha confirmado Juan Pablo Montoya e Dane Cameron como pilotos de dois novos Acura DPi cars, e agora anunciou a ida de Castroneves para esta categoria do automobilismo. “Helio tem sido um integrante do Team Penske por quase 20 anos, e queremos continuar compartilhando mais histórias de sucesso”, disse Roger Penske, o dono da equipe. Castroneves disputou 20 temporadas na IndyCar, as duas primeiras com Bettenhausen Racing e Hogan Racing, e aos outras 18 com a Penske – ele disputará Indy 500 como membro da equipe no próximo ano como parte do acordo com a IMSA. Neste período, ele obteve 30 vitórias, 50 pole positions, e terminou entre os cinco primeiros do campeonato 14 vezes. Venceu três vezes Indy 500, mas nunca conseguiu ser campeão. Castroneves também fez cinco largadas com carros da Penske na categorias de carros esportivos, conquistando duas poles, três podiuns e vencendo a Petit Le Mans em 2008.

Tony Kanaan assina com equipe AJ Foyt para disputar IndyCar em 2018

O antigo namoro teminou em casamento. A equipe AJ Floyt é a nova casa de Tony Kanann na IndyCar, campeão da categoria em 2004 e vencedor da Indianapolis 500 em 2014. Assim, ele deixou a equipe Chip Ganassi Racing após quatro anos. Foyt disse que já estava conversando com Tony há algum tempo e enfatizou o desejo de vitória que ambos possuem. “Acho que ele ainda tem dois ou três bons anos pela frente. Sempre foi determinado e gosto de pessoas que não fogem à luta”, afirmou o dono da equipe. Kanaan acrescentou: “Considero uma grande oportunidade para mim, ou seja, construiu algo onde podemos fazer história. Embora tenha desejo de vencer, é importante estar com pessoas que estão no mesmo barco”.

Felipe Massa abandona (para valer!) a Fórmula 1

No domingo, 26 de novembro, Felipe Massa disputa sua última prova pilotando o carro nº 19 da Williams no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Seu substituto na equipe já está escolhido: o polonês Robert Kubica, que formará dupla com Lance Stroll na temporada 2018. Isto significa que, após 38 anos, não haverá um piloto brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial. Agora, só resta torcer pelo surgimento de um novo talento para animar os compatriotas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo