Arte & Cultura Reportagens Especiais Turismo

Pernambuco, uma festa de história e cultura à beira das praias paradisíacas

As atrações de um estado que reúne história, tradição, culinária e praias deslumbrantes

Barcos na praia (Ronira Fruhstuck/AcheiUSA)

Esta semana, a coluna Gateways leva você para conhecer algumas atrações de Pernambuco, um deslumbrante e surpreendente destino turístico brasileiro. Reunindo num mesmo pacote de atrações um rico passado histórico, tradição cultural, culinária de primeira, praias e Carnaval, Pernambuco conquista o coração do visitante desde o momento em que ele desembarca no moderno aeroporto Internacional de Guararapes, na capital Recife.

A reportagem do AcheiUSA passou uma semana em Pernambuco, a convite do Recife Convention & Visitors Bureau, que nos levou para uma maratona de prazeres, desde as praias paradisíacas de Porto de Galinhas às ladeiras históricas de Olinda, passando pela encenação épica da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, em pleno agreste pernambucano, no maior teatro ao ar livre do mundo.

O Recife Convention & Visitors Bureau, presidido pelo empresário José Otávio Meira Lins, é uma associação sem fins lucrativos, que reúne empresas e entidades ligadas ao turismo no estado, como hotéis, restaurantes, empresas de transportes e negócios agregados. O objetivo do Bureau é fomentar o turismo no estado, e estimular a realização de congressos e convenções em Pernambuco através de uma ampla divulgação das atrações que esperam o visitante. A iniciativa parece estar dando certo, porque Pernambuco vive uma espécie de época de ouro no seu setor de turismo, graças aos esforços coordenados do governo do Estado, das prefeituras e do Bureau, numa rara combinação de forças institucionais em torno de um objetivo comum. Pernambuco, hoje, é um dos maiores destinos turísticos do Brasil, e vem progressivamente ganhando espaço no mercado internacional também. O voo da American Airlines que nos levou até lá é uma prova disso. A companhia aérea americana, apostando no destino, abriu um voo diário de Miami para a capital pernambucana, com escala em Salvador. O Aeroporto Internacional do Recife, diga-se de passagem, é o maior da região em capacidade anual de passageiros e está entre os mais modernos do país, tendo sido eleito um dos 5 melhores aeroportos do mundo pelas companhias de aviação. Uma bela primeira impressão.

Recife e Olinda

Além de disputar com Rio e Salvador o privilégio de ser palco do maior Carnaval de rua do Brasil, Recife e Olinda oferecem diversas outras opções de turismo depois que dorme o Galo da Madrugada. Chamada de “Veneza Brasileira” por causa dos rios que recortam boa parte da área metropolitana, Recife respira história e tradição, que se refletem na rica arquitetura de seu centro histórico. A melhor forma de conhecer o passado da mais antiga capital estadual do país é através de um passeio de catamarã, que navega pelo rio Capibaribe contando a história da cidade.

Mas Recife não é só história, é uma cidade moderna e cosmopolita, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, a quarta região metropolitana do Brasil. Recife é o maior pólo médico do Norte/Nordeste e seu circuito gastronômico já é o terceiro maior do país, colado no segundo lugar, o Rio de Janeiro. A cidade possui uma extraordinária vocação turística, e é frequentemente escolhida como sede de simpósios e convenções por entidades de classe do Brasil e do Exterior.

De praia, a cidade está muito bem servida. A de Boa Viagem é a mais famosa do Recife, e os principais hotéis e restaurantes da cidade ficam no bairro que dá nome à praia. Dois restaurantes merecem destaque, a churrascaria Spettus e o restaurante Mingus, ambos de qualidade internacional, comparável ao que se encontra de melhor em outros grandes centros gastronômicos do país, como Rio e São Paulo.

Recife orgulha-se de sua vocação cultural, e quem mais traduz essa vocação é o Instituto Brennand, espécie de museu e casa de artes, patrocinado por uma tradicional família recifense de mecenas, os Brennand, empresários do ramo de cerâmicas. As esculturas de Ricardo Brennand estão por toda a cidade, e a mais famosa delas é um polêmico obelisco à entrada do Porto do Recife.

Colada ao Recife, um pouco mais ao norte, está Olinda, declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e uma das mais antigas cidades brasileiras, fundada em 1535 por Duarte Coelho. Com sua arquitetura colonial cuidadosamente preservada, Olinda guarda um bucolismo calmo, que só é quebrado durante os quatro dias de Carnaval, quando dezenas de blocos, com seus respectivos e típicos bonecos gigantes, sobem e descem as ladeiras da cidade, até se encontrarem em apoteose na esquina dos Quatro Cantos, onde a folia ganha força e vai até a quarta-feira de cinzas. Em Olinda, uma boa opção gastronômica é o Restaurante Patuá, onde é possível saborear deliciosos pratos de frutos do mar, preparados artesanalmente pelo chef e proprietário da casa, Alcindo Queiroz. Depois do Patuá, a pedida é um café no Estação Café, perto da esquina dos Quatro Cantos, enquanto admiramos a arte local exposta na Galeria Estação Quatro Cantos.

Porto de Galinhas

Numa região em que a temperatura média durante todo ano é de 26 graus, não é de se admirar que as praias de Pernambuco sejam a atração principal para o turista. E a região que mais traduz essa fama de paraíso tropical certamente fica em Porto de Galinhas, a 80 quilômetros ao sul do Recife.

O balneário de Porto de Galinhas vem passando por diversas melhorias para se adequar ao aumento da demanda turística nos últimos anos. O governo local tem investido em obras de infraestrutura na cidade, sem contudo deixar de lado a característica pitoresca de vila de pescadores que faz o encanto da região. O mar cristalino, com fantásticas piscinas naturais de águas mornas, é um convite irresistível para o visitante, que tem na cidade inúmeras opções de hospedagem, desde pequenas pousadas até luxuosos hotéis. Entre os resorts à beira-mar, destaca-se o Hotel Armação, com confortáveis quartos e bangalôs, além de excelente cozinha.

Em Porto de Galinhas, é obrigatório um passeio de buggy até Maraca e de lá ir a pé até o Pontal de Maracaípe, onde o turista pode saborear petiscos e frutos do mar no Bar do Pontal, com as mesas e cadeiras instaladas dentro das águas calmas do rio Maracaípe. Muito concorrido, também, é o passeio de jangada pelo mangue local, para conhecer os famosos “cavalos marinhos” de Maracaípe. À noite, o programa é jantar no melhor restaurante de Porto, o Beijupirá, que serve delícias do mar pescadas por ali mesmo, com destaque para o peixe típico da região, o beijupirá, é claro. No dia seguinte, uma boa pedida de almoço é o menu-surpresa do restaurante do Beach Class Resort, em Muro Alto (pertinho de Porto), com cinco pratos típicos da deliciosa culinária pernambucana. No menu-supresa, o cliente só descobre o que vai comer quando o prato chega à mesa.

Cabo de Santo Agostinho

Entre Recife e Porto de Galinhas, o Cabo de Santo Agostinho é outra atração tropical de Pernambuco. O Cabo tem uma tradição histórica que remete ao tempo do Brasil das Capitanias Hereditárias e das Invasões Holandesas, além de também contar, obviamente, com praias deslumbrantes. O sítio histórico de Vila de Nazaré, na parte mais alta do Cabo, vale a visita e é um bom exemplo de preservação do passado da região. Uma opção de hospedagem no Cabo é o Eco Resort do Cabo, um hotel e spa recém-incorporado ao grupo português Vila Galé, com excelentes resorts em todo o mundo. Com 300 apartamentos, o Vila Galé tem utilizado no resort o conceito all inclusive, onde por uma única tarifa o hóspede leva um pacote completo de hospedagem, com bebidas e refeições incluídas no preço. O passeio de catamarã pela enseada do Cabo é uma pedida obrigatória. No caminho para o Cabo, vale também uma paradinha para conhecer a encantadora praia de Calhetas.

Fazenda Nova – A Paixão de Cristo

O maior teatro ao ar livre do mundo está a 187km do Recife. Ele fica no pequeno distrito de Nova Fazenda, na cidade de Brejo da Madre de Deus, em pleno agreste pernambucano, e lá é encenada a Paixão de Cristo para uma platéia estimada em 72.000 pessoas nos oito dias da temporada, durante a Semana Santa. O espetáculo mobiliza toda a cidade, e envolve 500 figurantes, recrutados entre a população local e mais de 400 técnicos. O espaço é monumental, com a platéia se movimentando de um cenário a outro, de acordo com as estações da Paixão, acompanhando os passos de Cristo em seu Calvário. O teatro é parte de um complexo que inclui a Pousada da Paixão, originalmente concebida para abrigar os atores principais da encenação, mas que acabou expandido-se para receber também os turistas, que assim passaram a ter uma experiência mais próxima com a produção do espetáculo, podendo adquirir pacotes que incluem até mesmo uma participação na Paixão, como figurante. As reservas são concorridas e, como não poderia deixar de ser, a pousada lota de turistas na Semana Santa. Este ano, o espetáculo teve como artistas convidados os globais Suzana Vieira, Mauro Mendonça, Paulo Cesar Grande e Eriberto Leão. A Paixão de Cristo em Nova Jerusalém é um espetáculo épico, que impressiona pela grandiosidade e pelos cuidados na produção, em pleno agreste pernambucano, numa cidade com pouco mais de 7 mil habitantes.

American Airlines
Miami – Recife, diário
Reservas 1-800-433-7300
www.aa.com

Beach Class Resort
Muro Alto, PE
Telefone 55-81-3081-9300
www.atlanticahotels.com.br

Restaurante Beijupirá
Porto de Galinhas, PE
Telefone 55 -81-3552 2354
www.beijupira.com.br

Top Turismo (transportes)
Recife, PE
Telefone – 55-81-9978-2766
www.topturismoereceptivo.com.br

Edi Turismo (passeio de buggy)
Porto de Galinhas, PE
Telefone 55-81-8874-6895

Vila Galé Eco Resort do Cabo
Cabo de Santo Agostinho, PE
Telefone 55-81-3527-7000
www.vilagale.com.br

Hotel Atlante Plaza
Recife, PE
Telefone 55-81-3302-4446
www.teplaza.com.br

Spettus Steak House
Recife, PE
Telefone 55-81-3326-3070
www.spettusboaviagem.com.br

Instituto Ricardo Brennand
Recife, PE
Telefone 55-81-2121-0351
www.institutoricardobrennand.org.br

Mingus Restaurante

Recife, PE
Telefone 55-81-3465-4000
www.mingus.com.br

Restaurante Bargaço
Recife, PE
Telefone 55-81-3465-1847
www.restaurantebargaco.com.br

NVO Taxi Aéreo
Recife, PE
Telefone 55-81-3325-0191
www.nvo.com.br

Catamaran Tours
Recife, PE
Telefone 55-81-3424-2845
www.catamarantours.com.br

Cachaçaria Carvalheira
Recife, PE
Telefone 55-81-3081-8130
www.carvalheira.com.br

Restaurante Patuá
Olinda, PE
Telefone 55-81-3055-0833
www.restaurantepatua.com.br

Estação Café
Olinda, PE
Telefone 55-81-3429-7575
www.estacao4cantos.com.br

Hotel Villa Hípica
Gravatá, PE
Telefone 55-81-3326-7997
www.hotelvillahipica.com.br

Pousada da Paixão
Fazenda Nova, PE
Telefone 55-81-3732-1574
www.pousadadapaixao.com.br

Recife Convention & Visitors Bureau
Recife, PE
Telefone 55-81-3328-8302
www.recifecvb.com.br

Hotel Armação
Porto de Galinhas, PE
Telefone 55-81-2126-2160
www.hotelarmacao.com.br

Confira algumas das belezas do estado (Fotos de Ronira Fruhstuck/AcheiUSA. Clique para ampliar):

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo