Notícias

Governador de NY cria ordem executiva que impede questionamento sobre status imigratório

Situação imigratória só será questionada pela polícia em caso de crimes ou em situações específicas

Governador de NY Andrew Cuomo é favorável à causa imigratória
Governador de NY Andrew Cuomo renuncia ao cargo

O governador de New York, o democrata Andrew Cuomo, deu mais um passo a favor dos imigrantes indocumentados na sexta-feira (15). Por meio de uma ordem executiva, as agências e a polícia estadual não poderão questionar o status imigratório das pessoas. As exceções são para crimes e para pessoas que derem entrada em benefícios federais voltados apenas para cidadãos americanos ou portadores de green card ou visto válido.

“Na contramão das políticas anti-imigrantes de Washington, nós estamos agindo para ajudar a proteger todos os nova-iorquinos de um ataque injustificado pelo governo federal”, disse Cuomo em comunicado.

A polícia estadual, enfatizou o governador, só poderá requerer o status imigratório em casos de crimes. Se um imigrante está apenas precisando de ajuda, ou registrando uma ocorrência policial, ou é testemunha de um crime, seu status não será solicitado.

A cidade de New York, Rochester, Kingtston e Syracuse se intitulam “santuários”, ou seja, protetoras de imigrantes indocumentados.

Cuomo está em busca da reeleição para o cargo em 2018 e é um potencial candidato à presidência em 2020.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo