Notícias

EUA vão encerrar proteção temporária para mais de 250 mil salvadorenhos

Proteção foi dada após terremoto de 2001 em El Salvador e será encerrada em setembro de 2019; governo já havia anunciado fim do benefício para haitianos e nicaraguenses

O governo anunciou na segunda-feira (8) que irá cancelar o Temporary Protected Status (TPS) para mais de 250 mil salvadorenhos. Segundo o departamento de Segurança Interna, o TPS terminará em setembro de 2019, permitindo uma “transição ordenada”.

O TPS foi estabelecido após um terremoto devastador em 2001, permitindo que mais de 200 mil salvadorenhos ficassem nos EUA. Segundo o governo americano, El Salvador já se recuperou do estrago feito no terremoto e as condições de vida no país voltaram ao normal.

Até setembro de 2019, os salvadorenhos devem procurar outro status legal de imigrante ou deixar o país.

El Salvador respondeu de forma tímida, focando-se menos na ameaça de deportação e mais na prorrogação de 18 meses. Em nota, o governo do presidente Salvador Sánchez Cerén agradeceu aos Estados Unidos por “este anúncio, que reafirma os fortes laços de amizade e de cooperação que os mantêm como parceiros históricos”.

Cenário de incerteza

A situação abre um cenário de enorme incerteza para dezenas de milhares de famílias salvadorenhas, beneficiárias do TPS e tiveram filhos nos Estados Unidos, de forma que estes últimos são cidadãos americanos.

Em 7 de novembro passado, o DHS decidiu não renovar o TPS para 5.300 cidadãos nicaraguenses, protegidos nos Estados Unidos desde que o furacão Mitch arrasou com seu país, em outubro de 1998.

Pouco depois, em 20 de novembro, o DHS fez o mesmo com a proteção para cerca de 59.000 haitianos, a maioria sobreviventes do terremoto de 2010. (Com informações da Agência EFE e G1).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo