Negócios

Economia dos EUA cresce 2,3% em 2017 e 2,6% no 4º trimestre

Crescimento foi impulsionado pelos gastos dos consumidores e do governo, além das exportações

Economia americana está aquecida
Economia americana está aquecida

DA REDAÇÃO – O Produto Interno Bruto dos Estados Unidos expandiu a uma taxa anual de 2,6% no quarto trimestre de 2017, informou o Departamento de Comércio em sua primeira estimativa do PIB nesta sexta-feira (26). Já no ano de 2017, o crescimento da economia norte-americana foi de 2,3% em relação a 2016, quando cresceu 1,5%. No terceiro trimestre de 2017, a expansão havia sido de 3,2%. As informações são do G1.

A economia manteve o ritmo intenso de crescimento no quarto trimestre impulsionado principalmente pelos gastos dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica nos EUA (subiu 3,8%, o melhor registro em um ano), além das exportações, aceleração dos gastos do governo e recuperação do investimento em construção de moradias.

A desaceleração do crescimento no quarto trimestre veio do ritmo mais forte de gastos do consumidor em três anos, que resultou em um aumento das importações, além do ritmo modesto de acúmulo de estoques.

Com a taxa de 2,6% no 4º trimestre, a economia dos EUA não conseguiu atingir crescimento de pelo menos 3% por três trimestres seguidos, o que não acontece desde 2004. O crescimento de 2,3% em 2017 também não deixou o país atingir a meta de crescimento anual de 3% da administração Trump neste ano. A segunda estimativa do PIB dos EUA será divulgada no dia 28 de fevereiro.

O presidente Donald Trump chegou em janeiro de 2017 à Casa Branca com a promessa de atingir um crescimento anual superior a 3%, sustentado por um ambicioso plano que representaria a maior reforma fiscal do país em várias décadas e cortaria os impostos das empresas e de muitos americanos.

Após superar diversos obstáculos, o plano foi aprovado em dezembro pelas duas câmaras do Congresso e promete, segundo os republicanos, acelerar o crescimento econômico até cerca de 4% anual.

A sustentada melhoria econômica dos EUA levou o Federal Reserve (Fed)) a elevar as taxas de juros em três ocasiões no ano passado, a última em dezembro, até deixá-los no patamar entre 1,25% e 1,5%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo