Estados Unidos

Donald Trump e Michel Temer se encontram em Assembleia da ONU em New York

Presidente americano se reuniu com lideranças da América Latina para discutir o problema político e social na Venezuela

Donald Trump e Michel Temer em NY Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress
Donald Trump e Michel Temer em NY Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

O presidente Donald Trump recebeu na noite desegunda-feira (18) o presidente Michel Temer para um jantar na véspera da Assembleia-Geral da ONU, que acontece em Nova York nesta terça (19). Participaram do encontro que teve o objetivo de discutir a situação da Venezuela, os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Peru, Juan Pablo Kuczynski.

A vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, e o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, também participam do encontro no hotel Lotte Palace New York. Na entrada do hotel, do outro lado da rua, um pequeno grupo de brasileiros protestava contra a presença do presidente. Segundo assessores, Temer não chegou a ver o protesto.

Durante o jantar, Trump disse que a situação atual na Venezuela é insustentável, “completamente inaceitável”, e lembrou as sanções que os EUA impuseram durante o seu mandato contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

“Na opinião de todos os participantes do jantar, é preciso que logo haja uma solução democrática na Venezuela”, afirmou Temer em entrevista após o jantar. Temer disse que os presentes concordaram em manter a pressão para resolver a situação do país vizinho, o que seria um consenso entre os presentes. “O Brasil já ajuda humanitariamente a população venezuelana, com o envio de medicamentos, por exemplo”, disse o presidente no Twitter.

Trump já afirmou mais de uma vez que pode tomar medidas duras contra a Venezuela –inclusive ação militar.

Após salientar que os países presentes na reunião são “alguns dos maiores aliados” dos EUA no continente, Trump denunciou a “ditadura” imposta por Maduro, sobre a qual destacou que provocou “terrível miséria e sofrimento” aos venezuelanos. “A Venezuela foi um dos países mais ricos e agora está colapsando e os seus cidadãos morrem de fome”, enfatizou Trump.

O presidente americano também agradeceu aos governantes presentes por “condenar” o regime de Maduro e dar um “apoio vital” ao povo venezuelano, ao alertar que seu governo está “preparado” para tomar outras medidas, sem detalhar quais. Nesse sentido, Trump não respondeu a uma pergunta sobre se segue avaliando uma solução militar para a Venezuela, como assegurou recentemente.

Embora os líderes latino-americanos tenham aumentado a pressão sobre Maduro para libertar prisioneiros políticos e realizar eleições gerais, é improvável que aceitem sanções econômicas unilaterais mais duras, defendidas pelo presidente dos EUA.

O governo brasileiro tinha intenção de conseguir alguns momentos para discutir temas bilaterais, como o comércio de etanol e o acordo open skies, ambos com negociações travadas. Mas diplomatas brasileiros admitem que dificilmente haveria espaço para avançar nesses temas.

Discurso de Temer na ONU

Na terça-feira (19), Temer fará o primeiro discurso da Assembleia-Geral da ONU, uma posição tradicionalmente reservada ao presidente do Brasil. Temer aproveitou a ocasião para destacar a recuperação mostrada pela economia brasileira, que nos últimos meses saiu, pelo menos do ponto de vista técnico, da profunda recessão enfrentada desde 2015.

Temer ainda deve se reunir nesta terça com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

“O Brasil orgulha-se de ter a maior cobertura de florestas tropicais do planeta. O desmatamento é questão que nos preocupa, especialmente na Amazônia. Nessa questão temos concentrado atenção e recursos. Pois trago a boa notícia de que os primeiros dados disponíveis para o último ano já indicam diminuição de mais de 20% do desmatamento naquela região. Retomamos o bom caminho e nesse caminho persistiremos”, declarou.

Temer disse que governo está preocupado com a questão do desmatamento, especialmente na região. A afirmação na ONU acontece após o seu governo ser acusado por organizações não-governamentais e ambientalistas de ceder a interesses comerciais em detrimento do meio ambiente com a publicação do decreto sobre a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) e liberação da exploração mineral em parte da área. (Com agências internacionais)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo