Turismo

Conheça mais sobre Coral Gables, a ‘Cidade Bonita’ de Miami-Dade

Local preserva sua história em ruas arborizadas e casas que preservam a arquitetura original do século passado

The Biltmore Hotel é um dos três marcos nacionais do condado de Miami-Dade
The Biltmore Hotel é um dos três marcos nacionais do condado de Miami-Dade

DA REDAÇÃO – Incrustada na zona sul do condado de Miami Dade, entre Coconut Grove, South Miami, Brickell Area e Pinecrest, e a apenas 10 minutos de distância do Aeroporto Internacional de Miami, Coral Gable é carinhosamente conhecida como “Cidade Bonita”. O local preserva sua arquitetura original e mantém o ambiente de ruas arborizadas com casas espaçosas e convívio entre vizinhos, ao contrário do que acontece na área central com prédios de mais de 20 andares, que conferem uma impessoalidade no relacionamento entre seus moradores.

O urbanista George Merrick criou em 1925 uma das primeiras comunidades completamente planejadas do país. Incorporando áreas residenciais isoladas e pontos comerciais inspirados pelo estilo arquitetônico mediterrâneo, Merrick vislumbrou uma cidade que oferecesse acessibilidade e conforto a seus residentes e ao mesmo tempo se tornasse um centro de negócios internacional. Em todos aspectos, o sonho de Merrick tornou-se realidade, pois as duas áreas se complementam harmonicamente.

Além do mais, em 1973 Coral Gables foi uma das primeiras cidades da Flórida a adotar a Regulamentação de Recursos Históricos, criando uma diretoria para administrá-los e estabelecendo um procedimento para designações dos marcos locais. Assim, os lugares são preservados por causa de seus projetos arquitetônicos, eventos históricos ou figuras importantes que estejam associadas a eles. Lá está inclusive um dos três marcos nacionais do condado de Miami-Dade: The Biltmore Hotel, reconhecido em 1996. Foi na piscina deste hotel, por exemplo, que foram gravadas cenas com Esther Williams, nadadora, atriz e modelo que fez sucesso nas décadas de 50 e 60. Há, ainda, atrações como Coral Gables Merrick House, Venetian Pool e Coral Gables City Hall, que valem a pena serem visitadas.

Venetian Pool é uma das atrações de Coral Gables
Venetian Pool é uma das atrações de Coral Gables

Nas últimas três décadas, a cidade tem registrado um crescimento sustentado, que impulsionou sua base econômica. Hoje, Coral Gables abriga as sedes de cerca de 155 empresas multinacionais e 26 consulados e escritórios oficiais de comércio bilateral. É também, conhecida como a capital dos restaurantes finos do Sul da Flórida e possui a mais alta concentração de teatros no condado de Miami-Dade. Ou seja, se você aprecia vida cultural e boa gastronomia, não pode deixar de ir a Coral Gables. Os fãs de compras também ficam deslumbrados com as lojas que estão no Shoppes at Merrick Park, um mall chic que tem Artefacto, loja brasileira de móveis, como uma de suas âncoras.

A cidade apoia tanto os setores residencial como o comercial com serviços de alto nível. Coral Gables, aliás, é a única cidade do estado da Flórida e uma das duas únicas cidades do país a ter um Corpo de Bombeiros Classe 1, um Departamento de Polícia totalmente credenciado e o mais reconhecido equilíbrio em termos de construção e zoneamento. Além disto, Coral Gables foi indicada como “Tree City USA” por 26 anos consecutivos, e oferece um dos mais abrangentes programas de parques e recreação do estado.

“A concepção de Coral Gables não foi uma coisa de momento, mas, sim, um monumento maravilhoso que permanecerá solidamente assim como o coral duradouro sobre o qual foi fundada”, profetizou George Merrick em 1926. E sua profecia se concretizou à perfeição.

Museu de Coral Gables
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo