Antonio Tozzi Esportes

Começa temporada 2017/2018 da NBA

Dois dos principais candidatos ao título abriram a temporada 2017/2018 da NBA na terça-feira (17). Na Conferência Leste, a equipe do Cleveland Cavaliers confirmou o favoritismo e derrotou o Boston Celtics por 102 a 99, com mais uma grande atuação de LeBron James, que assinalou 29 pontos, pegou 16 rebotes e fez 9 assistências. O time manteve a base do ano passado e ainda trouxe Derrick Rose e Dwayne Wade, refazendo a dupla que fez muito sucesso no Miami Heat. Do lado do Boston, uma tristeza: o ala Gordon Hayward, que foi contratado a peso de ouro junto ao Utah Jazz, sofreu uma lesão grave no primeiro quarto da partida e ficará inativo por pelo menos seis meses, com grande probabilidade de perder a temporada inteira. A lesão de Hayward foi lamentada pela maioria dos jogadores da NBA e consequentemente prejudicará bastante as pretensões da equipe alviverde em ganhar a Conferência Leste, uma vez que no papel desponta como o principal oponente ao Cleveland Cavaliers.

Água no chope do Warriors

Como já é tradição, os jogadores do campeão da temporada passada recebem os anéis das mãos do principal dirigente da NBA. Até mesmo Anderson Varejão que foi dispensado no início da temporada pelo Golden State Warriors teve direito ao seu anel, tornando-se assim o terceiro brasileiro a ganhar um anel de campeão da NBA – os outros foram Tiago Splitter com o San Antonio Spurs e Leandrinho com o próprio Golden State Warriors. Apesar da festa, o visitante Houston Rockets colocou água no chope dos campeões ao vencer a partida com outro show de James Harden com 27 pontos, 10 assistências e 6 rebotes. Arrancada da equipe texana ocorreu no último quarto quando derrotou o time da casa por 14 pontos de diferença. Kevin Durant teria feito a cesta da vitória, porém, ele arremessou a bola após o cronômetro ter zerado e o Houston Rockets saiu vitorioso por 122 a 121. Aliás, Houston Rockets desponta como uma equipe que deve dar trabalho na Conferência Oeste, assim como Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs.

Miami Heat estreia com derrota

O Miami Heat começou a temporada basicamente com o mesmo time do ano passado que quase chegou aos playoffs. As aquisições de Kelly Olynyk, que veio do Boston Celtics, e de Bam Adebayo, recrutado no draft, visam dar mais consistência ao jogo ofensivo e aumentar estatura da equipe. Entretanto, isto parecer pouco para uma equipe com pretensões de fazer boa campanha. No jogo de estreia, a equipe foi derrotada no Amway Arena pelo Orlando Magic por 116 a 109. O destaque do Miami Heat foi mais uma vez o pivô Hassan Whiteside, que marcou 26 pontos e capturou 22 rebotes. Deu para perceber que o time do Sul da Flórida terá trabalho para pelo menos chegar aos playoffs, mesmo estando na Conferência Leste – a mais fraca da NBA.

Sorteados grupos da repescagem da UEFA

A UEFA sorteou os quatro grupos da repescagem da Europa, para completar as quatro vagas restantes do continente. Na chave 1, enfrentam-se Irlanda do Norte e Suíça, favorita a ficar com vaga. A chave 2 reúne Croácia e Grécia, e os croatas são favoritos. Já na chave 3, a Dinamarca desponta como principal força na disputa com a Irlanda. Finalmente, na chave 4 há equilíbrio ao reunir Suécia e Itália – seleção quatro vezes campeã do mundo.

Corinthians segura Grêmio e mantém vantagem

O Corinthians visivelmente caiu de rendimento no returno, porém, como havia conseguido uma excelente vantagem no primeiro turno – quando obteve algo inédito ao manter-se invicto – segue na toada em direção ao título. Apesar de ter jogada em casa, em sua Arena, os jogadores corintianos festejaram o empate em 0 a 0 com o vicer-líder Grêmio, pois mantém nove pontos à frente. O jogo foi buriocrático com ambas equipes com medo de perder. Uma derrota do Grêmio praticamente garantiria o título do Alvinegro paulista, enquanto uma vitória do Imortal colocaria fogo no Campeonato, uma vez que a diferença cairia para seis pontos. Entretanto, o empate foi bom para o Corinthians e faz com que o Grêmio concentre ainda mais suas atenções na Copa Libertadores da América, onde é um dos semifinalistas. Ressalte-se, no entanto, que os outros dois perseguidores do Corinthians jogaram na quinta-feira (19) – Palmeiras e Santos, este com possibilidade de ter assumido o segundo lugar. De qualquer maneira, o Timão continua navegando em mar de almirante, embora o futebol apresentado seja indigente, como a de praticamente todas equipes no Brasileirão. O Corinthians viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo no choque dos alvinegros paulista e carioca, enquanto o Grêmio receberá o Palmeiras em Porto Alegre.

Cruzeiro decepciona e fica longe do título

Para ajudar ainda mais o Timão, o Cruzeiro foi derrotado em Curitiba por 1 a 0 com gol contra de Diogo Barbosa. A vitória serviu para dar um pouco de ânimo ao Coritiba que ainda está na zona de rebaixamento, mas deixou a vice-lanterna para o Avaí, apesar de ambas equipes terem somado 31 pontos. Porém, o Coxa tem uma vitória a mais do que os catarinenses, além de possuir um saldo negativo de gols inferior à equipe de Florianópolis. Do lado do Cruzeiro, a derrota praticamente afasta a equipe de Belo Horizonte da briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o que não se configura um grande problema, pois a equipe estrelada faturou o título da Copa do Brasil e já garantiu presença na Copa Libertadores da América no próximo ano. O Coritiba tentará manter sua reação ao enfrentar o Vasco da Gama no Rio de Janeiro, enquanto Cruzeiro jogará o clássico contra o Atlético-MG

Outro mineiro que se deu mal

Não foi uma rodada boa para os mineiros. O Atlético-MG, que vinha ensaiando uma reação, voltou à dura realidade, após perder por 3 a 2 para a Chapecoense – gols de Wellington Paulista, Canteros e Luiz Antonio para o time de Santa Catarina e de Valdívia e Fred para o Galo – no Estádio Independência. Este ano, como estamos vendo, o Horto deixou de ser o alçapão que costumava garantir vitórias para o Alvinegro das Alterosas para se tornar um local onde precisam ouvir vaias e críticas de seus torcedores. A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira volta novamente a se preocupar com o Z4, porque o time de Belo Horizonte obteve 38 pontos em 29 rodadas. E o próximo jogo, domingo no Mineirão, vai colocar frente a frente os dois rivais mineiros – ambos precisam da vitória para se recuperar. Já a Chapecoense receberá a visita do Fluminense na Arena Condá, em Chapecó.

Flu vence no duelo dos tricolores

Por falar em Fluminense, seus jogadores comemoraram bastante a vitória de 3 a 1 sobre o São Paulo no Maracanã (gols de Henrique Dourado, Sornoza e Robinho para o Flu e de Shaylon para o time paulista). Agora, o time de Abel Braga, que vem fazendo um péssimo returno, pode respirar mais aliviado, pois já estava começando a se preocupar com o Z4. Por sua vez, o São Paulo voltou a ficar em situação delicada no certame, ao permanecer com 34 pontos. Dependendo dos resultados ocorridos na quinta-feira (19), pode cair ainda mais de posição e no domingo receberá o Flamengo no Pacaembu precisando desesperadamente da vitória. O Flu viajará para Chapecó onde enfrentará a Chapecoense.

Mais uma vitória carioca

O Vasco da Gama, quem diria, engatou três vitórias seguidas ao bater o Atlético-GO por 1 a 0, gol contra do zagueiro Jonathan, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Dessa maneira, o time do técnico Zé Ricardo chegou a 42 pontos e começou a sonhar com uma vaga na Copa Libertadores da América. O último colocado do Brasileirão, com apenas 26 pontos conquistados, por sua vez, isolou-se na lanterna e a cada rodada aproxima-se ainda mais da Série B. Na próxima rodada, o Vascão receberá o Coritiba no Rio de Janeiro e surge como favorito, enquanto o Atlético-GO terá outra pedreira ao visitar o Santos no final de semana, precisando da vitória para ainda tentar escapar do rebaixamento que parece inevitável.

Empate ruim para os dois

Avaí e Botafogo empataram em 1 a 1 (gols de Marquinhos para o Avaí e de Marcos Vinícus para o Vasco) e o resultado foi ruim para os dois. O Avaí lamenta a chance de ter vencido o Glorioso em Florianópolis, pois sofreu o golpe de empate aos 50 minutos da seguda etapa. Desta forma, perdeu uma posição e agora é vice-lanterna da competição. O Avaí tentará surpreender a Ponte Preta em Campinas no final de semana e o Botafogo receberá o líder Corinthians no Engenhão em busca de pontos para garantir presença na próxima Libertadores.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo