Histórico

Vírus da varíola encontrado em laboratório nos EUA

Cientistas americanos encontraram, por acaso, frascos abandonados com o vírus da varíola. Estima-se que os frascos datam de 1950. Eles estão intactos e selados. A informação foi divulgada na terça-feira pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano.Os pesquisadores ainda não confirmaram se o vírus continua ativo, o que deve ser divulgado nas duas próximas semanas. Depois disto, eles destruirão as amostras, que estão sob proteção do FBI.

A varíola está erradicada oficialmente no mundo desde a década de 1980. O último caso natural ocorreu na Somália em 1977. Desde então, o único caso conhecido causado por um acidente de laboratório foi em 1978 em Birmingham, na Inglaterra, que matou uma pessoa e causou um surto limitado, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o órgão, a varíola é uma doença contagiosa causada por vírus e foi uma das mais devastadoras conhecidas da humanidade. Foi erradicada depois de uma campanha global de imunização. Especialistas temem que ela seja usada como arma biológica por terroristas.

Os vidros estavam numa sala de armazenamento do laboratório da agência reguladora de remédios americana (FDA), localizado no campus Bethesda. A unidade pertence ao órgão desde 1972. O setor de biossegurança do local garantiu que não há risco para os trabalhadores do laboratório, nem para o público em geral.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo