Histórico

Vida que vale uma biografia

Phydias BarbosaNão é todo mundo que tem o curriculum de trabalho como o do jornalista, diretor e produtor Phydias Barbosa, de 63 anos. É tanta coisa, ou melhor, tantas aventuras e micos que ele resolveu escrever um livro. “Quero tudo registrado para minha família, amigos e curiosos”, conta ele, que avisa que está aposentado. Por isso, colocou o pé no freio e só está envolvido na divulgação do livro, em um website sobre praias, na montagem de uma peça teatral no Brasil, em um projeto de mini documentários e está ainda nos planos de um amigo que prepara o roteiro de um filme.

Sua biografia – De Quissamã a Hollywood – já está na segunda edição. Segundo ele, que prefere o título de multimedia do que simplesmente de diretor, produtor, jornalista e etc, o livro traz sua trajetória desde sua infância em Quissamã (Rio de Janeiro) até chegar em Hollywood (Califórnia), a meca da produção cinematográfica americana.

Phydias se interessou pelo mundo atrás das câmeras quando ainda tinha 16 anos. “Fui convidado pelo vizinho, que era ator, a visitar os estúdios da TV Tupi. Aí já viu, não parei mais”, lembra ele que, logo em seguida já estava trabalhando como assistente de produção em uma época em que as novelas e os comerciais ainda eram feitos ao vivo. “Impensável, hoje em dia!”, comenta.

De lá prá cá, ele trabalhou em diversos projetos. A lista é tão grande que é impossível citar todos. Os mais conhecidos foram na direção das novelas Selva de Pedra (primeira versão), Saramandaia, Bandeira 2 e a consagrada minisérie Anos Durados. “Fui ao Brasil especialmente para produzir essa minissérie. Com ela consegui unir a minha experiência de produções nos EUA e no Brasil”, lembra.

Seu próximo trabalho será em 2015, quando volta ao Brasil para a remontagem (pela terceira vez) da peça – Manoel Mata Coqueiro: culpado ou inocente? Ele escreveu e produziu a história do último cidadão brasileiro enforcado, sob ordens de Dom Pedro II quando o Brasil ainda tinha pena de morte.

De Quissamã a Hollywood só pode ser adquirido com o próprio autor pelo email phydiasb@yahoo.com, ou pela página no Facebook – www.facebook.com/dequissamaahollywood. Seu website sobre praias é o www.thebeachnews.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo