Histórico

San Jose, na Califórnia, irá criar escritório de ajuda a imigrantes indocumentados

Em resposta positiva às novas ordens executivas do presidente Barack Obama, San José (CA) planeja a criação do primeiro escritório de ajuda aos imigrantes que visa auxiliar a imensa população de estrangeiros que mora na cidade. Os decretos de lei, que passarão a vigorar nos próximos meses, beneficiarão milhões de indocumentados nos EUA e, entre eles, milhares de residentes em San José.

Líderes municipais uniram-se em apoio à disponibilidade de recursos para que os residentes possam navegar pelo doloroso processo democrático para cumprir as leis e “saírem das sombras”. Entretanto, o Conselho Municipal ainda discutirá os próximos passos, antes de uma ação definitiva nesta primavera, portanto, ainda não é claro o quão longe a prefeitura irá em ajudar os indocumentados.

Alguns membros do Conselho desejam estabelecer um “Escritório de Assuntos dos Imigrantes”, que atuaria como um centro que ofereceria serviços municipais diretos, por exemplo, como abrir uma empresa e informações mais amplas, como atendimentos de saúde. Entretanto, há preocupações com relação à verba, um problema constante na cidade assolada pela falta de dinheiro. Além disso, outros órgãos, no Condado de Santa Clara e várias ONGs já oferecendo serviços similares, ainda não é certo o quanto será necessária a criação de um órgão municipal separado.

“A Prefeitura deve fazer todo o possível para garantir que as pessoas tenham toda a informação e o acesso que precisam para aproveitarem a mudança nas leis”, disse o prefeito de San José, Sam Liccardo. “Eu simplesmente não estou tão disposto em me apressar e comprar uma solução que possa não caber no problema que tentaremos resolver”.

San José não será a primeira cidade a estabelecer um escritório de ajuda aos imigrantes, pois a maioria dos municípios maiores está respondendo de alguma forma às ações executivas de Obama assinadas em 20 de novembro. Entretanto, a cidade possui uma responsabilidade especial em virtude de sua enorme população imigrante. Segundo dados do Censo, quase 40% de toda sua população nasceram em outros países; um dos índices mais altos do país. Um novo relatório divulgado pelo Instituto de Política Migratória (MPI), com sede em Washingtion-DC, calcula que há 118 mil indocumentados residindo no Condado de Santa Clara, o mais alto na região norte da Califórnia. Aproximadamente, 60% são mexicanos e 29% asiáticos.

“O nosso município é certamente uma cidade de imigrantes. Isso realmente tem a ver conosco servindo as necessidades de nossa comunidade atual”, disse a Vereadora Ash Kalra, um imigrante, que propõe a criação de um novo escritório com os novos vereadores Magdalena Carrasco, Tam Nguyen e Raul Peralez.

Entretanto, a criação de um escritório dependerá da votação do orçamento para o próximo ano, que será finalizado em maio e junho. “Nós não queremos que as pessoas fiquem para cima e para baixo durante todo o dia, apenas tentando obter os serviços básicos”, disse James Zahradka, advogado supervisor da ONG Fundação de Leis do Vale do Silício, que oferece serviços grátis aos imigrantes e pessoas necessitadas. “As pessoas não têm tempo; elas já trabalham em dois ou três empregos para manterem a vida. Elas vão desistir e continuarem marginalizadas”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo