Histórico

Resultado negativo de exame de Anderson Silva foi ignorado por comissão americana

Um segundo exame antidoping realizado no dia de sua luta contra Nick Diaz pode ser um trunfo da defesa de Anderson Silva frente à Comissão Atlética de Nevada (NAC, na sigla em inglês). O teste, que buscou as mesmas substâncias proibidas apontadas no exame positivo divulgado em fevereiro, teve resultado negativo, mas não foi anexado à queixa da entidade contra o lutador.

O exame, cujo resultado foi obtido pelo Combate.com junto à NAC após ser divulgado pelo blog “Na Grade do MMA” nesta quinta-feira (25), foi realizado pouco antes do combate entre “Spider” e Diaz pelo UFC 183, em 31 de janeiro, em Las Vegas. Às 6h39pm, Anderson cedeu amostra de urina para o laboratório Quest Diagnostics, e, às 6h41pm, colheu outra amostra para o Sports Medicine Research & Testing Laboratory (SMRTL). O teste realizado pelo SMRTL encontrou drostanolona no organismo de Spider; já o analisado pelo Quest, que também buscou agentes anabólicos e mascarantes, nada apontou.

O resultado negativo não foi anexado à queixa da NAC, segundo o promotor do caso, Christopher Eccles, disse ao blog, porque ele não é obrigado a incluí-los nos autos, já que só os exames positivos são usados como base de denúncia. A queixa, obtida pelo Combate.com em fevereiro, aponta falhas de Anderson Silva em exames no dia 9 de janeiro, cerca de três semanas antes do combate, e em três exames no dia 31 de janeiro: um antes de sua luta, realizado pelo SMRTL, e dois após sua luta, para drostanolona e para ansiolíticos.

O exame da Quest antes da luta não deve inocentar ou livrar Anderson, já que ele enfrenta outros resultados positivos; o resultado pós-luta para ansiolíticos, inclusive, foi obtido em amostra testada pela Quest. Todavia, a defesa do lutador deve usar o teste para tentar atenuar sua pena ou até mesmo desclassificar o exame antidoping do SMRTL. Anderson Silva tem até 7 de agosto para apresentar sua defesa por escrito à NAC, e uma audiência será marcada posteriormente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo