Estados Unidos

Preferência de Hillary entre democratas despenca 13 pontos, mostra pesquisa

Pesquisa divulgada na terça-feira (6) mostra a ex-secretária de Estado com 42% de apoio do eleitorado; em agosto, ela tinha 55%

DA REDAÇÃO (com Veja) – Uma pesquisa publicada na terça-feira (6) e encomendada pelo jornal “The Washington Times” mostra que entre os pré-candidatos do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton ainda lidera, mas tem tendência de queda, com outros pré-candidatos despontando na preferência do eleitorado.

Na última pesquisa, elaborada pelo instituto Public Policy Polling, Hillary segue no topo com 42% de apoio, seguida pelo senador pelo Estado de Vermont, Bernie Sanders, com 24%.

Na pesquisa anterior a essa, também conduzida pelo instituto Public Policy Polling e divulgada no final de agosto, Hillary tinha 55% de apoio, contra 20% de Sanders.

Atrás de Sanders está o atual vice-presidente Joe Biden, com 20% de apoio, mas sua candidatura ainda não foi confirmada.

Nas últimas semanas, cresceram os rumores sobre a possível participação de Biden na corrida eleitoral. Com 2% está o ex-senador pela Virgínia Jim Webb e com 1% estão os ex-governadores de Maryland e Rhode Island, Martin O’Malley e Lincoln Chafee, respectivamente.

E-mails influenciam
Apesar de seguir liderando as pesquisas, Hillary viu sua vantagem minguar durante os últimos meses depois que se soube que a pré-candidata utilizou sua conta pessoal de e-mail para tratar de assuntos oficiais durante seu período como titular do Departamento de Estado.

Biden x Hillary
A pesquisa divulgada nesta terça-feira também revela que se Biden resolver entrar na corrida eleitoral, a grande prejudicada será a ex-primeira dama, pois 44% dos que manifestaram seu apoio pelo atual vice-presidente garantiram que a ex-secretária de Estado é sua segunda opção. Por outro lado, apenas 21% dos simpatizantes de Biden afirmaram que escolheriam Sanders se o vice-presidente decidir não concorrer.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo