Histórico

Petrobras tem nota de investimento rebaixada por agência de risco

Agência Moody’s rebaixa nota da estatal; mudança deve tornar ainda mais caro o financiamento de toda a cadeia de óleo e gás

DA REDAÇÃO (com Folha de S.Paulo) – A Petrobras, maior estatal brasileira e sexta maior petrolífera do mundo, perdeu na terça-feira (24) o chamado grau de investimento, espécie de selo de local seguro para investir, da agência de classificação de riscos Moody’s, considerada uma das mais austeras em suas avaliações.

Os motivos foram “preocupação crescente em relação às investigações de corrupção”, o endividamento da empresa e o atraso na divulgação do balanço auditado.

A empresa poderá ter de adiantar o pagamento de dívidas que só venceriam a partir de 2017 se não tiver balanço auditado até maio.
Procurada para comentar a perda do grau de investimento, a Petrobras limitou-se a emitir nota comunicando o mercado sobre o rebaixamento e informando que “não há dívidas sujeitas a vencimento antecipado por causa da piora da nota”.

O rebaixamento, que ocorre duas semanas após a troca no comando da estatal, terá como consequência a saída de recursos de fundos de pensão e de investimento que não podem colocar dinheiro em ações e dívidas de empresas com risco de calote.

Apesar das críticas na época da crise global, o aval das agências de classificação risco ainda é fundamental para o investimento.
A mudança deve tornar ainda mais caro o financiamento da estatal e de toda a cadeia de óleo e gás, que tinha na empresa a principal intermediadora para captar recursos.

‘Desconhecimento’, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou na quarta-feira (25) em Feira de Santana (BA) que o rebaixamento da nota de risco da Petrobras pela agência Moody´s é uma “falta de conhecimento” do que está acontecendo na estatal. Para Dilma, a estatal tem “grande capacidade” para se recuperar. A presidente foi questionada por jornalistas sobre o assunto após participar de um evento de entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida.”Uma falta de conhecimento do que está acontecendo na Petrobras. Não tenho dúvida que ela vai ser uma empresa com grande capacidade de se recuperar disso, sem grandes consequências”, afirmou a presidente.Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado pela presidente Dilma Rousseff na eleição de 2014, aproveitou o rebaixamento do grau de investimento da Petrobras para criticar a gestão petista. Por meio de nota, o tucano afirmou que a decisão da Moody’s ocorreu pelo “excessivo intervencionismo” do Executivo federal e pelo “aparelhamento da empresa”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo