Histórico

Nova animação da Disney-Pixar é sucesso em festival de cinema

Longa Inside Out só não foi mais aplaudido que a ação Mad Max; animação conta a história de emoções que orientam comportamento de garotinha

DIVULGAÇÃO
Nova animação da Disney-Pixar é sucesso em festival de cinema

DA REDAÇÃO (com UOL) – De um estúdio que tem em seu histórico filmes feitos há menos de dez anos e que já se tornaram clássicos do cinema infanto-juvenil (caso de Up, Finding Nemo e Toy Story), é fácil esperar sucessos. O próximo a integrar essa lista provavelmente será Inside Out, longa que a Disney-Pixar estreia nos cinemas americanos em junho e que foi exibido em primeira mão a jornalistas no festival de cinema de Cannes, na França, onde recebeu elogios e aplausos efusivos dos espectadores.

De acordo com relatos de jornalistas presentes, o longa Disney-Pixar só não foi mais aplaudido do que a ação Mad Max (que, por sua vez, vem sendo alçada a posto de filme definitivo do gênero).

Inside Out parte de uma ideia genial: a cabeça de Riley, uma garotinha de 11 anos, é governada por cinco criaturinhas que são suas principais emoções: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo. Elas vão passar por um duro teste quando Riley vive o maior desafio de sua curta vida: os pais decidiram se mudar de Minnesota para San Francisco, e a menina tem que lidar com a saudade dos amigos, a adaptação na nova escola, um caminhão de mudança que nunca chega.

O diretor Pete Docter (de Up e Monsters Inc) disse ao portal UOL que a ideia para o filme surgiu observando sua própria família. “Quando minha filha fez 11 anos, ela começou a ficar mais quieta. Passei a observar o seu comportamento”, conta.

“Quando Pete veio com a ideia, sabia que era muito especial, mas também difícil. Tínhamos que falar com público de todo o mundo e fazer algo que todos já pensaram alguma vez, mas nunca viram”, disse o todo-poderoso John Lasseter, chefe de criação das animações da Pixar e da Disney.

“Tudo era complicado no filme, e a gente tinha que simplificar. Não para as crianças, que entendem tudo, mas para os adultos”, brincou Docter.

Lasseter explicou o longo processo para chegar no resultado final. “Não temos tempo de refazer as cenas, por isso vemos o filme a cada 12 semanas, pra ter uma ideia de como está. Isso dá uns nove ou dez cortes (versões) do filme antes mesmo de começarmos a produção final”.

Inside Out tem entre seus dubladores Amy Poehler (da série Parks and Recreation), Mindy Kaling (da série The Mindy Project) e Bill Hader (do humorístico Saturday Night Live). Chega aos cinemas dos Estados Unidos no dia 19 de junho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo