Histórico

Músicos brasileiros radicados na Flórida são indicados a duas categorias do Grammy Latino

Antonio Adolfo é indicado pelo disco “O Piano” e por melhor som com “Rio, Choro e Jazz”, junto com outros três brasileiros

DA REDAÇÃO

DIVULGAÇÃO
Músicos brasileiros radicados na Flórida são indicados a duas categorias do Grammy Latino

O Grammy Latino, prêmio considerado o Oscar da música, que está em sua 15ª edição e acontece no dia 20 de novembro em Las Vegas, indicou importantes artistas do país radicados na Flórida. O brasileiro Antonio Adolfo, educador e compositor conhecido por sua vasta contribuição para a MPB, foi indicado para duas categorias. Com o disco “O Piano”, ele concorre a melhor álbum instrumental e com “Rio, Choro, Jazz…”, concorre ao prêmio de melhor engenharia de som. Pela produção desse último álbum também concorrem ao prêmio os músicos Claudio Spiewak e Roger Freret, e ainda o engenheiro de som Felipe Tichauer. Todos participaram da gravação e produção do disco do pianista.

Adolfo contou que os dois discos foram gravados em dezembro de 2013 e foram feitos com muito cuidado e profissionalismo. O álbum “O Piano” tem clássicos da música brasileira, bossa nova, choros e gravações de músicas de Tom Jobim e Pixinguinha. Ele destaca que o disco “Rio, Choro e Jazz”, gravado por um quinteto formado por piano, contrabaixo, bateria, flauta/saxofone e violão, concorreu com mais de mil outros álbuns e por esse motivo a indicação se torna ainda mais especial.

Para o maestro, ser indicado entre cinco finalistas de um Grammy já é uma honra e um marco muito importante.

“O Grammy representa para a música o que o Oscar representa par ao cinema. A indicação se torna uma referência para uma carreira e para um cineasta é o mesmo que ter um filme indicado para o Oscar. É a primeira vez que que sou indicado para a premiação como artista e isso é muito importante. Mesmo se eu não ganhar a indicação já será uma grande vitória, e eu me satisfaço com isso”, afirma Antonio Adolfo.

O músico Roger Freret, que participou da gravação do álbum que concorre à melhor engenharia de som, escreveu em sua página no Facebook.

“Hoje é um dia especial. Os dois álbums de Antonio Adolfo que gravei ano passado no Estúdio Tambor estão indicados ao 15º Grammy Latino. Uma grande vitória para todos os envolvidos. Parabéns a Antônio Adolfo e aos músicos, em especial aos meus parceiros de engenharia Claudio Spiewak e Felipe Tichauer. Sucesso a todos!”.

Grammy Latino
Outros dois músicos brasileiros concorrem na categoria melhor álbum instrumental da premiação, Yamandu Costa (“Continente”) e Hamilton de Holanda(“Caprichos”).

Na categoria canção do ano, Caetano Veloso disputa com “A bossa nova é foda”. Moreno, seu filho, é um dos indicados à categoria produtor do ano, justamente por “Abraçaço ao vivo”, além de “Gilbertos samba”, de Gilberto Gil. Por sua vez, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Antônio Adolfo concorrem a melhor disco instrumental.

Na seção brasileira da premiação, Zeca Baleiro, Marcelo Jeneci, Ivan Lins, Marisa Monte e Nana, Dori e Danilo Caymmi são os indicados a melhor disco de MPB. De pop contemporâneo, concorrem Marília Bessy e Ney Matogrosso, Ana Carolina, Vanessa da Mata, Jota Quest e Ivete Sangalo. No rock, Erasmo Carlos, Charlie Brown Jr., O Rappa, Nando Reis e Titãs. Já em samba/pagode, estão Alcione, Martinho da Vila, Paula Lima, Diogo Nogueira e Maria Rita.

A melhor canção brasileira tem sete concorrentes: “A bossa nova é foda” (Caetano Veloso), “Alguma voz” (Dori Caymmi), “Calma aí, coração” (Zeca Baleiro), “Carta de amor” (Maria Bethânia), “Segue o som” (Vanessa da Mata), “Um ser amor” (Paula Fernandes) e “Zen” (Anitta).

Na categoria álbum do ano, competem discos de músicos latinos experientes, como Jorge Drexler, Marc Anthony e Paco de Lucía, morto em fevereiro. Enrique Iglesias compete à gravação do ano.

A festa vai comemorar o 15º aniversário de criação do Grammy Latino. Nesta edição, o show será no hotel MGM Grand Garden Avenue. Nos últimos cinco anos, a festa aconteceu no Mandalay Bay. A Academia Latina da Gravação foi criada em 1997 e entregou seus primeiros prêmios em setembro de 2000. Veja a lista com as principais categorias do Grammy Latino 2014.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo