Histórico

Jovens beneficiados pelo DACA obtêm vitória no Arizona

Jovens indocumentados poderão tirar carteira de motorista no estado. Governadora vai apelar

DA REDAÇÃO COM AZ CENTRAL – A corte do Arizona decidiu na segunda-feira (7) que o estado vai ter que emitir carteira de motorista para os jovens indocumentados que foram beneficiados pelo DACA (Deferred Action fo Child Arrivals). O apelo para barrar a emissão não foi sustentado pela corte e os jovens imigrantes, na maioria estudantes, comemoraram a decisão junto com suas famílias.

A decisão da corte reverte a política da governadora Janice Brewers. Os juízes da 9ª Corte de Apelação decidiriam por unanimidade que a lei estadual era discriminatória contra os jovens.

Antes do DACA, o estado do Arizona já oferecia carteira de motorista para pessoas que tivessem permissão trabalho. No entanto, o governo se recusou a oferecer o mesmo benefício aos jovens Dreamer’s.

Entretanto, a governadora do estado assinalou que não vai ficar de braços cruzados com sua derrota perante a corte. Ela já pediu por uma revisão da decisão. “Neste momento em que vivemos uma invasão de imigrantes indocumentados, essa decisão é simplesmente preocupante. Nós vamos analisar o que podemos fazer para apelar neste caso”, afirmou a governadora do Arizona.

Números
De acordo com dados do governo federal, o DACA já benefíciou cerca de 500 mil imigrantes, sendo que quase 20 mil vivem no Arizona. Desde 15 de agosto de 2012, quando o decreto assinado por Obama entrou em vigor, jovens indocumentados podem trabalhar, dirigir e estudar. No mesmo dia, a governadora do Arizona emitiu uma ordem executiva negando a carteira de motorista e outros benefícios públicos para os jovens beneficiados pelo programa.

Foto: VOXXI/Griselda Nevarez

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo