Histórico

Imigração de mexicanos para os EUA cai dramaticamente

Aquecimento na economia mexicana explica em parte redução nos índices

Imigração de mexicanos para os EUA cai dramaticamente

O número de imigrantes que deixam o México para viver no vizinho Estados Unidos legal e ilegalmente, caiu drasticamente nos últimos anos, segundo pesquisa divulgada na quarta-feira (22).

Os demógrafos da Universidade do Texas em San Antonio (UTSA) e da Universidade de New Hampshire dizem que o número de imigrantes vindos de México atingiu o pico em 2003 e caiu em mais de metade desde então. As informações são da Reuters.

Rogelio Saenz, decano da Faculdade de Políticas Públicas da UTSA e principal autor do estudo, disse que os motivos incluem menos empregos na construção civil, por causa da recessão de 2007-2009, combinados com a economia em crescimento e a taxa de natalidade em queda no México.

Um total de 819.000 pessoas emigraram do México para os Estados Unidos de 2008 a 2012, em comparação com 1,9 milhão entre 2003 e 2007, o que configura uma queda de 57%, de acordo com dados do Censo dos Estados Unidos, que não diferenciam entre imigração legal e ilegal.

“Na década de 1960 e 1970, a mulher mexicana tinha, em média, cerca de sete filhos. Isso criou uma população muito jovem no México, onde algumas décadas atrás 35% da população tinha menos de 15 anos de idade”, explica Saenz.

Segundo Saenz, esses dados demográficos faziam com que um grande número de jovens não conseguisse encontrar empregos no país, mas isso acabou porque a taxa de natalidade lá agora é quase a mesma dos EUA.

“Não há mais o excesso de força de trabalho que o México tinha apenas algumas décadas atrás”, disse ele. Os imigrantes mexicanos de hoje são mais ricos e mais propensos a chegar com vistos especiais que os obrigam a fazer investimentos criadores de emprego nos EUA, disse Saenz.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo