Histórico

Há 46 anos na UTI, paciente cria desenho animado em São Paulo

Paulo Henrique Machado vive ligado a um respirador e criou a animação “Brincadeirantes”

DA REDAÇÃO COM FOLHA DE S. PAULO

“Paulo

Paulo Henrique Machado

O paciente Paulo Henrique Machado, de 47 anos, que vive ligado a um respirador artificial no Hospital das Clínicas desde um ano de idade criou um desenho animado. A animação “Brincadeirantes” foi concluída nesta semana.

O episódio-piloto, com dez minutos, foi possível graças a um financiamento coletivo que arrecadou R$ 120 mil. Um total de 1.612 doadores colaboraram com a empreitada. Ao roteirizar suas histórias e as dos amigos, a ideia de Paulo foi combater preconceitos.

Dos amigos que aparecem no primeiro e nos futuros episódios, somente ele e Léca (Eliana Zagui, sua melhor amiga e vizinha de cama na UTI do Hospital das Clínicas) sobreviveram.

Deitados no leito, ambos concluíram o ensino médio. Paulo fez cursos de computação gráfica e de roteiro pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Paulo que é o mentor e roteirista do desenho, é fã de animações, como as do estúdio britânico Aardman Animations (especializado em stop-motion, técnica de animação em que modelos de massinha são fotografados quadro a quatro), que tem personagens deficientes. Pela internet, fez amizade com Carlos Saldanha, diretor de “A Era do Gelo” (2002), que já o visitou no Hospital das Clínicas.

Mesmo com sistema respiratório paralisado pela pólio, Paulo, Pedro e Anderson tinham movimentação nos braços. Já Eliana, Claudia e Tânia, não. Desenhavam e escreviam com a boca.

Na animação, Paulo relata uma ida ao Playcenter em que tenta brincar, mas, penalizados com a sua deficiência, funcionários das barracas lhe dão prêmios, sem que ele os dispute.

Na vida real, Paulo se diverte com filmes e jogos no computador. “Todos os dias, quando acordo, olho pra cama da Eliana e digo: ‘Ainda bem que ainda estamos vivos’.” E como estão.

Eliana pinta quadros com a boca, escreve o segundo livro e se prepara para ver a primeira obra `“Pulmão de Aço”, Belaletra editora, de 2012` virar peça teatral. Ambos os projetos são para 2015.

Paulo tenta viabilizar parcerias para a exibição do seu programa-piloto e a criação de novos episódios. Sete roteiros e 22 argumentos já estão prontos.

Segundo Paulo, o “Brincadeirante” é o começo de uma grande aventura.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo