Histórico

Há 17 anos, brasileiro distribui refeições a moradores de rua em Miami

Toda semana Tony distribui mais de 300 refeições em abrigo. No cardápio macarrão com três tipos de molho

Ana Paula Franco

Tony de Pádua durante confraternização do abrigo Camillus House
Tony de Pádua durante confraternização do abrigo Camillus House

Todas às quintas-feiras o brasileiro Antônio de Pádua Pedro tem uma missão que cumpre há 17 anos: alimentar moradores de rua de Miami. Sim, a “Magic City” para onde os brasileiros estão vindo em peso, também tem seus problemas sociais. Somente no condado de Miami Dade, incluindo pessoas em abrigos e que vivem nas ruas, aqui chamados de “homeless” somam 4.152 pessoas em janeiro de 2015.

O papel de Antônio, mais conhecido como Tony, é dar um pouco de alívio ao sofrimento dessas pessoas que são, na maioria, veteranos de guerra, viciados em álcool, drogas, imigrantes e desempregados que perderam o contato com suas famílias. Tony serve cerca de 300 refeições por semana de macarrão com molho de almôndega, salsicha e carne moída, sendo conhecido como o “Pasta Man” ou o “Homem do Macarrão”. Sem parar um ano sequer, ele e sua esposa Janete, com apoio da igreja católica que frequentam preparam a comida e levam para moradores de rua. Há nove anos ele serve o almoço no abrigo “Camillus House” maior abrigo de Miami que existe desde a década de 70.

Nascido em Franca (SP), Tony, de 52 anos, veio para Miami em 1995, com a esposa Janete e abriram uma loja de eletrônicos em Downtown que existe até hoje. Eles têm cinco filhos e a família já cresceu e hoje eles têm sete netos.

“Nossa loja existe há 20 anos num lugar que sempre teve muito morador de rua em volta. Eu saía do trabalho e ficava sempre pensando no que poderia fazer para ajudá-los ou melhorar a vida dessas pessoas de alguma forma. Em 1997, tivemos um dia excelente de vendas na loja e falei para a minha mulher que tínhamos que retribuir o que Deus havia nos dado. Ao entrar no carro, tive um sinal de Deus e decidimos então fazer comida para servir a essas pessoas”, conta Tony.

No início eram apenas 10, 15 pratos por semana. Janete colocava a mão na massa e fazia arroz, feijão e frango para distribuir. Com a ajuda de voluntários da igreja “Lady of the Lakes”, que fica em Miami Lakes, o trabalho voluntário ganhou uma dimensão maior.

“Começamos atendendo na rua mesmo, depois no Camillu’s House em Downtown que é uma entidade muito tradicional em ajuda para os pobres. Nunca paramos, todas as quintas feiras da minha vida estou preparado para cumprir essa missão. No final do ano fazemos uma grande festa sempre na época do Natal com a colaboração da comunidade”, disse.

Questionado sobre o sentimento que o move a fazer esse trabalho com os “homeless” Tony afirma que é movido pela fé e pela missão que ele tem de ajudar essas pessoas. “Toda semana é um sentimento diferente, um sentimento positivo. Por mais que eu dou, o que eu recebo é muito maior. Somos missionários”. O paulista explica que eles também procuram conhecer a história de vida de cada um, o problema que enfrentam e tentam ajudar de alguma forma. “Cada pessoa tem sua história de vida e sua cruz para carregar. A maior parte é vítima da depressão e do alcolismo. Muitos são veteranos de guerra, outros imigrantes”, disse.

A maior parte do dinheiro, cerca de $300 por semana, para comprar a comida servida vem do próprio bolso de Tony que também conta com a ajuda de um sobrinho e do seu filho. Os voluntários que fazem a comida e o ajudam a distribuir também têm papel fundamental no trabalho. A comunidade pode contribuir com doações, roupas ou qualquer tipo de ajuda. O telefone de Tony é (305) 987-6364.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo