Histórico

Governo do Canadá quer combater Isis no Iraque

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, anunciou que na próxima semana o governo deve enviar ao Parlamento uma proposta para estender e expandir a missão militar canadense no Iraque. Os canadenses integraram a coalizão que combate o grupo extremista Estado Islâmico, em outubro do ano passado, para uma atuação de seis meses, prazo que termina no fim de março.

Atualmente, o Canadá participa da missão com aeronaves para vigilância e combate aéreos, bem como treinamento de tropas no Iraque. Cerca de 600 militares das Forças Armadas canadenses foram destacados para a operação, que não inclui combate em terra, nem atuação na Síria. Harper não especificou como a missão será expandida, nem por quanto tempo o governo pretende estendê-la.

“É intenção do governo apresentar, na próxima semana, uma proposta ao Parlamento pela extensão e expansão da missão. E obviamente, eu darei mais detalhes a respeito quando fizer esse requerimento”, disse durante uma coletiva de imprensa, em Mississauga, na região da Grande Toronto.

Além da participação do Canadá no combate aos grupos jihadistas no Iraque, os canadenses se debruçam sobre o projeto de lei antiterrorista em tramitação no Parlamento federal. O projeto prevê o aumento dos poderes do Serviço Canadense de Inteligência e Segurança e das forças policiais com o objetivo de detectar ameaças terroristas dentro do país. A proposta em análise pelos parlamentares, se aprovada, permitirá às agências de segurança federais ter acesso a informações, inclusive confidenciais, e deter suspeitos de terrorismo e impedí-los de viajar. A apologia e a propaganda terrorista passam a ser crimes.

Apesar de o governo garantir que a medida deverá proteger, de forma mais efetiva, os cidadãos do país, no sábado (14) a desconfiança de que a proposta venha a restringir direitos e garantias individuais dos canadenses levou a população a fazer manifestações nas principais cidades do Canadá, como Montreal, Toronto, Vancouver e na capital, Ottawa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo