Histórico

Fundação Vamos Falar Português completa dez anos e agradece à comunidade

Aniversário foi no dia 8 de dezembro. Entidade sem fins lucrativos propaga a cultura brasileira por meio da educação

DA REDAÇÃO

DAYENE GIBSON
“Cristiane

Cristiane e Andre Martins fundadores da VFP

“Alunos

Alunos da VFP aprendem se divetindo

No dia 8 de dezembro, a Fundação Vamos Falar Português (VFP) completou 10 anos de existência e serviços prestados à comunidade brasileira que vive no sul da Flórida. Desde que deram início ao projeto, os educadores e fundadores da VFP, Andre Martins e Cristiane Martins, só têm a comemorar a receptividade do público brasileiro e americano aos projetos desenvolvidos pela entidade.

Sobre o início do projeto, há pouco mais de 10 anos, Andre Martins conta que conversou com o senador Javier Souto sobre a, até então, certa invisibilidade da comunidade brasileira quando comparada a outras comunidades de imigrantes no sul da Flórida.

“Entre várias idéias do que fazer para aumentar a visibilidade política e social da comunidade brasileira, seria fazer um trabalho de resgate e promoção cívica e cultural junto às crianças, para que mais adiante, elas pudessem melhor representar a nossa comunidade”, conta André.

Nasceu então, o Projeto Vamos Falar Português visando a doação de livros de literatura infantil em português para as bibliotecas públicas do condado de Miami Dade. Novos projetos foram sendo criados e implantados levando à criação da Fundação Vamos Falar Português no dia 8 de dezembro de 2004.

“Parabéns aos fundadores e atual equipe que hoje forma o quadro de diretores da Fundação Vamos Falar Português  (VFP).

O objetivo foi conquistado, milhares de crianças já passaram pelos nossos programas e eventos e, com certeza, cada uma delas leva consigo a semente plantada pela VFP. Sem a colaboração da comunidade brasileira, a VFP nunca teria deixado de ser apenas um projeto ambicioso. O nosso muito obrigado!”, disse André em nome da equipe da fundação: Cristiane Martins, Beatriz Cariello, Patrícia Carneiro, Nara Perez, Gilda Schneider, Léa Zinner, Claudia Fehribach, Tatiana de Castro e Júlio Castanhola.

A VFP é uma entidade não-governamental, não-partidária e sem fins lucrativos, que foi criada com a missão de propagar a língua portuguesa e promover as heranças culturais brasileiras, entre as crianças e adolescentes da comunidade brasileira, residentes aqui, nos Estados Unidos.

Os projetos são direcionados, principalmente, às crianças e aos adolescentes de origem brasileira, mas, também são extensivos às outras comunidades com as quais interagimos, que sempre têm demonstrado grande interesse pelo idioma e pela cultura do Brasil. A fundação hoje está presente em Miami, Deerfield Beach, Miramar, Boca Raton e Wellington.

Depoimentos dos pais parabenizando a VFP:
– Parabéns pelos 10 anos! Estou muito feliz pelo programa e as atividades que vocês fazem. Muito obrigada. Flavia Nickles
– Lindo… Maravilhoso trabalho. Parabéns! – Vania Amorim
– Parabéns e o meu muito obrigada pelo trabalho desempenhado. Minhas crianças aprenderam muito sobre nossa cultura. Se não fosse pela VFP seria quase impossível atingir isto. – Melina Ribeiro
– Parabéns e muito obrigada pelo esforço. Nos sentimos muito agradecidos que nossos filhos são parte deste programa incrível. – Sussel Araujo
– Parabéns a todos por este projeto tão grandioso que vocês têm desempenhado ao longo deste tempo. Só temos a agradecer pela ajuda a nossa comunidade e pelo carinho que todos vocês (professores e administradores) tem mostrado nos nossos encontros – Luciana Farias

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo