Comunidade Histórico

Estudante brasileiro recebe dois prêmios nos EUA

Vinicius ganhou dois prêmios

O estudante brasileiro Vinicius Venâncio ganhou dois prêmios nos Estados Unidos com a pesquisa que realiza no Texas. Ele avalia o potencial terapêutico de um fruto da Amazônia, o guajiru (Chrysobalanus icaco L). Vinícius é contemplado pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do governo federal.

Filho de comerciantes, Vinicius foi o primeiro membro da família a ingressar em uma universidade pública. Estudar no exterior seria, segundo ele, praticamente inviável. Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), Vinicius está nos Estados Unidos complementando seu doutorado em toxicologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP). A bolsa permite que ele realize o estágio de doutoramento sanduíche na College of Agriculture and Life Sciences na Texas A&M University.

Com sua pesquisa, o brasileiro foi premiado no Texas A&M University Student Research Week 2015 (primeiro lugar entre pesquisadores de pós-graduação – áreas: Saúde, Nutrição, Cinesiologia e Fisiologia) e no Sigma Xi Symposium Theme Award (melhor pesquisa relacionada à prevenção de doenças).

A trajetória na área da pesquisa científica de Vinícius Venâncio começou na graduação, quando ele foi bolsista de iniciação científica do CNPq e desenvolveu estudos sobre quimioprevenção do câncer, mutagenicidade, antimutagenicidade e estresse oxidativo. Atualmente, ele é doutorando.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo