Histórico

Empresa americana terá que pagar multa por trabalhador que foi cozido junto com atum

A empresa americana de alimentos Bumble Bee Foods e dois funcionários foram acusados na última semana de infringir normas de segurança do trabalho no acidente que levou à morte um funcionário. José Melena morreu cozido em um forno industrial em meio a quase seis toneladas de atum, segundo promotores da cidade californiana de Los Angeles.

Em outubro de 2012, Melena fazia uma manutenção dentro do forno de 10,5 metros de comprimento na fábrica da Bumble Bee em Santa Fe Springs. Durante o serviço, dois outros trabalhadores encheram o forno com 5,54 toneladas de atum enlatado e acenderam-no sem notar que o companheiro estava dentro do equipamento. A temperatura chegou a 132 graus centígrados durante a realização de um processo de duas horas para cozinhar e esterilizar o atum. O corpo de Melena, de 62 anos, foi encontrado quando o forno foi aberto.

Pela morte do trabalhador, o diretor de operações da fábrica, Angel Rodríguez, e o ex-supervisor de segurança Saúl Florez foram acusados, cada um, por três diferentes tipos de infração das normas da Administração da Segurança e da Saúde do Trabalho.

Segundo as acusações, a empresa e os dois diretores infringiram voluntariamente as normas que obrigavam-na a ter um plano de segurança, a adotar medidas de proteção dos trabalhadores que entram em espaços confinados e a estabelecer um procedimento para que máquinas ou equipamentos permaneçam desligados quando um funcionário estiver fazendo algum tipo de reparo ou manutenção.

Rodríguez, de 63 anos, e Flores, de 42, podem ser condenados a três anos de prisão, além do pagamento de multas de $250 mil, se forem considerados culpados de todas acusações. Já a Bumble Bee Foods pode ter de pagar uma multa máxima de $1,5 milhão. A agência estatal de segurança do trabalho já havia multado a empresa em $ 74 mil por não ter avaliado adequadamente os perigos para seus trabalhadores que manobram grandes fornos.

A Bumble Bee, que recorreu da multa, disse que a agência estatal não encontrou violações voluntárias na inspeção que fez e alegou que a empresa melhorou seu programa de segurança após a tragédia. “Continuamos devastados com a perda de nosso companheiro José Melena nesse trágico acidente”, disse a companhia em um comunicado. “Não estamos de acordo e nos sentimos decepcionados com as amplas acusações a promotoria federal de Los Angeles apresentou.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo