Brasil Histórico

Dilma veta reajustes para servidores do Judiciário

Governo argumenta que medida prejudicaria equilíbrio fiscal

Dilma veta reajustes para servidores do Judiciário

DA REDAÇÃO (com Agência Brasil) – Apesar das frequentes manifestações dos servidores do Judiciário, a presidente Dilma Rousseff vetou o reajuste salarial de até 78,5% para a categoria que havia sido aprovado pelo Congresso. A decisão foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. No comunicado encaminhado ao Senado, a presidente afirma que decidiu vetar o projeto integralmente “por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”.

O governo ainda alegou que a aprovação da medida geraria um impacto financeiro na ordem de R$ 25,7 bilhões para os próximos quatro anos e que “um impacto dessa magnitude é contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal na gestão de recursos públicos”.

O ministro do planejamento, Nelson Barbosa, já havia antecipado na segunda-feira que o reajuste seria vetado pela presidente.
“ É um reajuste que não é compatível com a situação econômica do Brasil nos próximos anos. A tendência do governo é vetar esse reajuste, mas essa é uma decisão que cabe à presidente e amanhã isso vai ser vetado. Independente dessa decisão, continuamos o processo de negociação”, afirmou.

Durante toda a tarde de ontem, cerca de 500 servidores manifestaram em frente ao Palácio do Planalto com faixas, buzinas e apitos para que a presidente aprovasse o projeto. A expectativa da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe) é que o Congresso derrube o veto. Segundo o presidente da entidade, Adilson Rodrigues, a categoria já conseguiu o apoio de aproximadamente 300 deputados e 60 senadores para reverter a decisão da presidente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo