Brasil Negócios

Dilma diz que vê ‘luz no fim do túnel’ para economia

A presidente Dilma Rousseff afirmou na quarta-feira (7), em entrevista a rádios da Bahia, que, apesar das atuais dificuldades financeiras do país, ela já vê “luz no fim do túnel” quando analisa a situação da economia.

Ela citou o momento difícil da economia brasileira, mas ressaltou que as medidas tomadas pelo governo já começam a mostrar resultado. Na visão da presidente, informa o G1, se manteve a tendência de queda da inflação e do superávit da balança comercial em setembro.

“O que eu acho que está dando resultado? Primeiro, é visível que houve um reajuste no câmbio brasileiro. Muitas pessoas vão sentir efeitos, porque produtos externos vão ficar mais caros. Mas em compensação nossos produtos lá fora vão ficar mais competitivos. Isso explica porque em setembro tivemos um superávit na balança comercial de R$ 10 bilhões. Além disso, estamos fazendo imenso esforço para reduzir a inflação. A tendência da inflação é de queda, reconhecida pelo mercado. Eu estou vendo luz no fim do túnel”, analisou Dilma.

No mesmo dia da fala de Dilma, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 0,22% em agosto para 0,54% em setembro. No ano, o indicador acumulado está em 7,64%, o mais elevado para o período desde 2003, quando atingiu 8,05%. Em 12 meses, o avanço é de 9,49%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo