Histórico

Dilma Roussef deve visitar os EUA ainda este ano

Se a visita de Estado de Dilma aos EUA se concretizar, será a primeira de um presidente brasileiro em 20 anos

Dilma Roussef deve visitar os EUA ainda este ano

DA REDAÇÃO (com Estado de Minas) – A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vão aproveitar a Cúpula das Américas, no Panamá, em abril, para finalmente acertar a visita de Estado da presidente a Washington. A expectativa é que a Casa Branca apresente a Dilma datas ainda este ano, no segundo semestre, ou no máximo no primeiro semestre de 2016 durante o encontro bilateral entre os dois presidentes, durante o encontro na cidade do Panamá.

A reunião foi acertada na semana passada, durante o telefonema do vice-presidente americano, Joe Biden, para a presidente. No último encontro entre os dois, durante a Cúpula do G20, na Austrália, o presidente americano confirmou o convite para que a presidente faça a visita, cancelada em 2013 depois da revelação do escândalo de espionagem da National Security Agency.

Desde a reeleição, o governo brasileiro deixou claro que a reaproximação com os Estados Unidos era a prioridade da política externa. Desde o início deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – ex-embaixador em Washington – já foi duas vezes à capital americana. Esta semana, teve um encontro com a conselheira de segurança da Casa Branca, Susan Rice, para tratar da visita de Dilma. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, fez dos Estados Unidos o seu primeiro destino internacional ao assumir o cargo. Ontem, o MDIC anunciou que os dois governos assinaram os primeiros memorandos de facilitação de comércio dos últimos dois anos, inclusive um acordo entre o Inmetro e sua contraparte americana para produção de guias sobre os sistemas regulatórios dos dois países.

Se a visita de Estado de Dilma a Washington se concretizar, será a primeira de um presidente brasileiro em 20 anos aos Estados Unidos. A última foi de Fernando Henrique Cardoso, em 1995. “O Brasil é um ator-chave no cenário mundial e visitas de alto nível são uma demonstração de que queremos investir para ter uma relação bilateral forte”, disseram fontes da Casa Branca, sem comentar qualquer data de um possível encontro entre Obama e Dilma.

México e Colômbia
A presidente poderá ir ainda este ano, também, ao México e à Colômbia. Chegou-se a cogitar a inclusão dos dois países na sequência da Cúpula das Américas, mas a possibilidade diminuiu dado ao pouco tempo para preparação – a Cúpula é em três semanas.

No entanto, a presidente já confirmou aos presidentes mexicano, Enrique Peña Nieto, e colombiano, Juan Manuel Santos, que irá aos dois países, respondendo a convites insistentes. A Colômbia é um dos poucos países da América do Sul que Dilma ainda não visitou. Além disso, depois da finalização do acordo automotivo com o México, a avaliação no Planalto é que, sem pendências entre os dois governos, o momento seria adequado para uma visita.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo