Histórico

Consulado-Geral em Miami divulga pesquisa sobre a comunidade brasileira que vive na FL

Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas que responderam sobre renda, situação imigratória e o que fazem na Flórida

Ana Paula Franco

Embaixador Helio Ramos e o coordenador da pesquisa Aloysio Vasconcelos
Embaixador Helio Ramos e o coordenador da pesquisa Aloysio Vasconcelos

O Consulado-Geral do Brasil em Miami divulgou, na última semana, os resultados da pesquisa de mapeamento da comunidade brasileira na Flórida. O objetivo da pesquisa é fornecer elementos adicionais para a compreensão da composição da comunidade brasileira que vive no estado. De acordo com o Consulado, os indicadores sociais, econômicos e migratórios auferidos poderão subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de iniciativas políticas, comerciais e socioculturais mais adequadas ao perfil da comunidade.

A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2014 na sede do Consulado-Geral, nos arredores do Miami Dade College no dia das eleições presidenciais, no Pompano Beach Brazilian Fest e em Orlando e entrevistou 1.276 brasileiros residentes na Flórida – 561 Homens e 715 Mulheres – que responderam a 32 perguntas. Vale lembrar que a população estimada de imigrantes brasileiros na Flórida é de 300 mil pessoas. Segundo a Global Media Commerce Group (GMCG), empresa contratada para análise dos dados, a margem de erro da pesquisa seria de dois pontos percentuais.

Os dados foram apresentados pelo coordenador da pesquisa e presidente do Conselho de Cidadãos, Aloysio Vasconcellos. Conforme os resultados do levantamento, a maioria dos entrevistados é formada por mulheres casadas com idades entre 36 e 55 anos. O universo dos entrevistados mostra que a maioria tem dois filhos que falam ou estudam português. A maior parte veio dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Quanto à religiosidade, os entrevistados são na maioria de religião católica ou evangélica; tem nível superior incompleto ou completo; reside há mais de cinco anos nos Estados Unidos; possui “green card” ou já tem cidadania americana; tem casa própria; mora no condado de Broward; está empregada; dá preferência, na Flórida, a produtos e serviços brasileiros; apoia eventos comunitários, iniciativas educacionais e culturais que mantenham os laços de sua família com o Brasil; e desejaria ser representada no Congresso Nacional no Brasil.

De acordo com a pesquisa, que tem pontos polêmicos, a maior parte da comunidade brasileira na Flórida destaca-se ainda por renda individual de padrão médio ou alto: 68% auferem renda anual superior a $21,000 (24% têm renda individual anual de $21,000 a $35,000; 20% têm renda individual anual de $36,000 a $50,000; 8% têm renda individual anual de $51,000 a $65,000; e 16% têm renda individual anual acima de $66,000).

Para o embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, Cônsul-Geral do Brasil em Miami, a pesquisa é um passo fundamental e inédito na dimensão que ela foi feita. “A pesquisa serve para a gente começar a entender nossa comunidade que é grande, esparsa e não sabemos ao certo o número total, mas esse é o início desse esforço para tentar entendê-la. A partir daí vamos buscar novas parcerias para que a gente possa alargar os objetivos para entender melhor a comunidade”, disse.

O levantamento foi iniciativa do Conselho de Cidadãos do órgão e contou com apoio do Consulado-Geral, da Embraer, da Odebrecht, do Banco do Brasil Americas, do Vice-Presidente Executivo da Burger King Corporation, Heitor Gonçalves, e da Latam Airlines Group.

PRINCIPAIS RECORTES DA PESQUISA

Situação imigratória
Num total de 1,276 entrevistados, a pesquisa mostrou que 295 (33%) dos entrevistados não possuem documentação para residir nos EUA, 129 (10%) possuem algum tipo de visto – (trabalho/estudante/outro), 371 (29%) possuem green card e 481 (38%) já têm cidadania americana.

Onde vive
Em qual cidade você reside nos EUA?
Do total, a pesquisa aponta que a maior parte dos entrevistados vive no Condado de Broward. Sendo 204 em Pompano Beach, 148 em Deerfield Beach, 138 em Boca Raton e 48 em Fort Lauderdale. Em Miami, residem 178 dos entrevistados.

Envio de dinheiro para o Brasil
No total dos entrevistados, 363 (28%) dos entrevistados enviam dinheiro ao Brasil uma vez por mês, 70 (5%) enviam dinheiro ao Brasil uma vez a cada três meses, 51 (4%) enviam dinheiro ao Brasil uma vez a cada seis meses e 792 (62%) não enviam dinheiro ao Brasil.

Acesso às notícias
Nesta pergunta as pessoas entrevistadas tiveram a oportunidade de optar entre múltiplas respostas.
Geral – 667 (52%) dos entrevistados acessam suas notícias por meio da TV brasileira, 688 (54%) acessam suas notícias por meio da TV americana, 1,036 (81%) acessam suas notícias por meio da internet, 487 (38%) acessam suas notícias por meio de jornais brasileiros, 415 (33%) acessam suas notícias por meio de revistas brasileiras e 21 (2%) não responderam.

De onde vieram no Brasil
A maioria das pessoas que responderam ao questionário é da região Sudeste do Brasil, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
A pesquisa completa está disponível no site http://miami.itamaraty.gov.br.
Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Miami

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo