Histórico

Cerca de 1,5 mil crianças terão aulas de natação grátis em Broward

Ação foi viabilizada por uma doação de $70 mil ao Swim Central

Cerca de 1,5 mil crianças terão aulas de natação grátis em Broward

DA REDAÇÃO (som SunSentinel) – Graças à doação anônima de $70 mil ao Condado de Broward, por meio do xerife Scott Israel, cerca de 1,5 mil crianças de diversas cidades de Broward serão beneficiadas com aulas de natação grátis neste verão. O anúncio foi feito na terça-feira (30) no Regional Park’s Tropical Splash Water Park in Lauderhill onde 100 pequenos receberão lições de gratuitas de natação. A coordenação da distribuição das aulas ficará por conta do Swim Central que é responsável pelo projeto.

“É uma iniciativa muito importante, já que morrem tantas crianças todos os anos vítimas de afogamento na Flórida”, disse Eneida Chin que já levou um grande susto quando uma de suas filhas pulou na piscina e quase se afogou.

A Flórida é uma das líderes da nação em mortes de crianças por afogamento. Em 2014, nove crianças morreram afogadas em Broward e este ano já foram três. Em Palm Beach no passado foram oito mortes e este ano também três. Em Miami-Dade em 2014 duas crianças morreram e, este ano, ainda não houve registro.

O grentes do Swim Central, Jay Sanford, disse que a maior parte dos afogamentos ocorre quando os pais não percebem que as crianças foram para piscinas ou lagos. “Aulas de natação são úteis, mas o mais importante é a atenção de adultos na supervisão das crianças perto da água”, disse Sanford.

Swim Central trabalha com diversos summer camps de Broward e irá distribuir as aulas em praticamente todas as cidades do condado. As aulas são de 30 minutos, todos os dias, durante duas semanas. Outras informações pelo site www.broward.org

Todo cuidado é pouco
Para prevenir esse tipo de acidente, os especialistas recomendam que as crianças aprendam a nadar antes mesmo de aprenderem a caminhar.

“As crianças podem começar a fazer aulas de natação aos três meses de idade. O ideal é colocar antes de um ano, porque se esperar muito, elas ficam com medo e demoram mais para aprender”, disse a professora de natação braso-americana, Luana Valério, que vive em Deerfield Beach. Luana explica que além de colocar as crianças em aulas de natação, os pais devem ensinar os pequenos a não brincarem ao redor da piscina, nunca entrarem na água sozinhos, cercar a piscina, ensinar as crianças a ficarem sempre próximas à escada e à parede das piscinas. Outro alerta importante é sempre utilizar boias de espuma e não de ar porque essas se esvaziam mais facilmente.

“Para os pais, vale a pena aprenderem os primeiros socorros que são procedimentos simples e ajudam a salvar a  vida do seu filho em caso de um acidente. Existem cursos rápidos e práticos no mercado”, disse.

A também professora de natação brasileira, Vivian Salisbury, comenta os números de afogamentos de crianças no estado. “ Temos que ter essa preocupação desde que a criança nasce! Nossos pequenos são nossos bens mais preciosos e todo cuidado é pouco. Ter algum adulto responsável pela supervisão da piscina por um período de tempo e depois passar a responsabilidade para outro adulto (20-30 minutos por adulto) é uma tática muito boa quando estiverem em festas e reuniões familiares onde há piscina”, aconselha Vivian que dá aulas de natação para crianças na região de Broward.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo