Histórico

Celulares descarregados são proibidos em voos para os Estados Unidos

Passageiros devem provar que o aparelho funciona para embarcar

Com medo de ataques terroristas da al-Qaeda, os Estados Unidos endurecessem o controle de segurança em voos ao país. Com a mudança, passageiros com destino ao território americano poderão ter que deixar o celular ou o computador para trás ou serem impedidos de embarcar caso o aparelho esteja descarregado. O objetivo é que os equipamentos possam ser testados, e assim se comprove que não seriam um dispositivo explosivo.

As novas diretrizes foram anunciadas pelo Departamento de Transporte americano e devem começar a valer em poucos dias, no primeiro estágio aplicadas a voos provenientes de Europa e Oriente Médio.

O temor dos EUA é de que terroristas com passaportes europeus que lutaram na Síria, por exemplo, possam embarcar com os dispositivos. E como eles não precisariam de visto para viajar para os Estados Unidos, levantariam menos suspeitas.

Segundo agentes de Inteligência americanos, membros da al-Qaeda na Síria (a Frente al-Nusra) e no Iêmen podem ter desenvolvido bombas implantadas em telefones, que teriam chance de burlar as medidas de segurança existentes. Na semana passada, celulares das marcas Apple e Samsung tiveram atenção especial durante voos diretos com destino aos EUA, provenientes da África, Europa e Oriente Médio.

Segundo o secretário americano de Segurança Interna, Jeh Johnson, a nova medida tentará reduzir os riscos em aeroportos no exterior. Por enquanto, elas não serão implantadas nos terminais domésticos americanos, e ainda não se sabe que outras regras poderiam ser estabelecidas para governos estrangeiros, companhias aéreas e empresas de segurança privada. Washington tem autoridade legal para incentivar governos estrangeiros a aumentarem os controles nos aeroportos, caso eles tenham rotas aéreas diretas para as cidades americanas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo