Histórico

Brasileiro quer ser o maior colecionador de discos de vinil do mundo

Brasileiro quer ser o maior colecionador de discos de vinil do mundoEle foi manchete esta semana no New York Times e vários jornais no Brasil. Depois de adquirir o que restava do acervo de alguns colecionadores americanos, o empresário brasileiro José Roberto Freitas, o Zero Freitas, pode ser o maior colecionador de discos de vinil do mundo. O paulista acredita que tenha em seus armazéns cerca de 5 milhões do ‘bolachão preto’. “Cada aquisição é muito pessoal”, disse o empresário brasileiro aos jornalistas americanos.

Zero Freitas começou sua coleção quando ainda era adolescente. Hoje, 50 anos depois, ele quer criar um museu com áreas onde os turistas possam ouvir as raridades que ele tem. A história do brasileiro chamou a atenção da mídia americana depois que coleções de discos antigos começaram a ser compradas por uma única pessoa e enviadas ao Brasil.

Freitas tem hoje assessores encarregados de rastrear anúncios na internet e fazer ofertas para colecionadores particulares em várias áreas do mundo. Ele também contratou estagiários de história para catalogar os discos. Cerca de 500 LPs por dia são fotografados e documentados para o futuro museu.

Entre os “xodós” que o empresário do ramo de transporte público da grande São Paulo possui em sua coleção está um disco autografado pela lenda do jazz Duke Ellington. Esse está na coleção particular de 100 mil LPs que ficam na casa dele e que não vão parar no museu. “Esses eu conheço bem e muitos eu não ouvi”, conta Zero Freitas.

Algumas preciosidades ele garimpou na internet, outras descobriu dentro das caixas cheias de discos que comprou sem nem saber quais eram.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo