Histórico

Brasileiro assina mural em Fort Lauderdale a convite da cidade

Projeto quer revitalizar área central da cidade; artista plástico pintou borboletas compostas por balas de fuzil para simbolizar criação e destruição

O artista Rubem Robierb em frente ao mural Metamorph-Us
O artista Rubem Robierb em frente ao mural Metamorph-Us

As ruas da região Downtown de Fort Lauderdale ficarão mais coloridas a partir deste sábado (21) graças ao toque artístico de um brasileiro. O convite para que o artista plástico Rubem Robierb pintasse um grande mural localizado no centro da principal cidade do condado de Broward partiu da prefeitura de Fort Lauderdale. A ideia é revitalizar, por meio da arte, as vias do local. Ao longo de um extenso muro de concreto, Robierb pintou grandes borboletas multicoloridas cujos corpos são compostos por balas de fuzil. O mural pertence ao misto de loja e espaço de eventos Shade Post.

“A ideia de me inspirar nas borboletas veio do fato de que as vejo como um símbolo de transformação”, diz o artista, que batizou a obra de Metamorph-Us. “É um animal que representa o poder feminino, mas que ao mesmo tempo, devido à bala, também representa o poder masculino. Juntos, esses dois elementos têm o poder da criação e o da destruição.”

Robierb, que começou a atuar no mundo da arte por meio da fotografia e tem exercido a pintura como “um desdobramento natural”, aprova a exibição pública de obras de arte. “Eu sempre quis que minha arte estivesse ao alcance de todos, que saísse do ambiente elitista das galerias”, diz. “Nas ruas não existem filtros sociais. A arte de rua se incorpora à área onde está instalada e à vida das pessoas ao redor.”

O mural fica ao endereço 16 NW 1st St, 33301, e será oficialmente inaugurado ao público no sábado, a partir das 7:30pm.

Inspirado por Warhol e Banksy
Descoberto por uma associação francesa, que o convidou para expor na Europa em 2005, o artista conta um pouco sobre seu processo criativo. “Começo sempre um trabalho com uma ideia central e, daí, vou associando imagens que representam essa ideia. Me inspiro por tudo que está à minha volta: gente, cores, comportamento.”

Robierb, que vive em Miami Beach mas também aprecia as áreas de Fort Lauderdale e Key West, também na Flórida, se diz bastante influenciado pela arte de nomes como Andy Warhol, o pai da chamada pop art, e Banksy, grafiteiro britânico com obras de forte crítica social. O brasileiro é hoje representado por diversas galerias nos Estados Unidos, em locais como New York City, Aspen e Chicago (além de galerias de arte na Europa e na Ásia).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo