Histórico

Brasileira está no topo da lista das mais criativas do mundo

Publicação americana elegeu a publicitária Joanna Monteiro por seus trabalhos

DA REDAÇÃO COM O GLOBO

Brasileira está no topo da lista das mais criativas do mundoA vice-presidente de criação da agência FCB Brasil, Joanna Monteiro, foi eleita a mulher mais criativa do mundo da publicidade pela publicação americana “Business Insider”. Seu nome lidera uma lista com 36 mulheres que atuam no ramo.

O ranking foi produzido a partir de indicações feitas por profissionais do mercado publicitário, além dos próprios editores da publicação. Ao divulgá-lo, a “Business Insider” destacou a relevância da participação das mulheres no processo criativo das agências, fato que foi enfatizado pela própria Joanna ao comentar a conquista.

“Acho fundamental que a publicidade seja bastante misturada, porque o consumidor é misturado. Espero que isso faça com que mais mulheres tenham interesse pela profissão”, disse.

Honrada com a liderança na lista, Joana lembrou que no Brasil existem outras mulheres da publicidade que também merecem destaque. Entretanto, ela reconheceu que num cargo de vice-presidência, como o dela, ainda são poucas.
Joanna esteve à frente da equipe responsável pela campanha “Anúncio protetor”, feita para a Nivea, em que foram encartadas pulseiras em revistas, por meio das quais os pais poderiam rastrear crianças na praia. Este trabalho levou o prêmio máximo na categoria “Mobile” no último festival de publicidade de Cannes.

Ela também atuou em uma ação do curso de idiomas CNA, em que jovens faziam contato com moradores de comunidades para idosos americanas. Os dois trabalhos, segundo ela, correram o mundo este ano.
“A publicidade precisa, cada vez mais, entender o problema do cliente e ser absolutamente relevante para a marca, independente da plataforma. Há cada vez mais plataformas disponíveis e é fundamental que a gente encontre o melhor jeito de se comunicar com esse público, sempre dando algo além do produto”.

Biografia
Joanna se formou em Educação Artística na Universidade de Brasília (UnB). Após concluir o curso foi para São Paulo fazer pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Não sem antes passar um ano em Londres estudando marketing e três meses em Florença  estudando história da arte e italiano. Ela começou a sua carreira de publicidade profissional como estagiária na Ogilvy (96), foi redatora na DPZ (97-99), depois foi para na W/Brasil (2000-2001) e  depois para Agência África  até 2012.
 
Em 2012, Joanna deixou a África para se juntar a FCB Brasil, trabalhando para NIVEA, Mondelez, SKY / DirecTV, Petrobras, CNA, Campari Group e Nestlé, entre outros clientes. Em 2014 sua equipe conquistou 17 Leões no Festival de Cannes. Sendo um Grand Prix de Mobile inédito para o Brasil, além de 5 Ouros, 5 Pratas e 6 Bronzes. A performance da agência no festival foi a melhor do País.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo