Histórico

Brasileira com doença rara pede ajuda da comunidade

Jaine dedica 24 horas cuidando da sua filha. “Faço tudo com amor”
Jaine dedica 24 horas cuidando da sua filha. “Faço tudo com amor”

A rotina da mineira Jaine Miranda há 18 anos é cuidar da filha Tatiana portadora de uma doença rara chamada encefalopatia crônica desde os 18 anos de idade. A doença compromete a membrana que reveste os nervos do cérebro. Tatiana não anda, não fala, se alimenta por sonda e vive na cama. “Vivo por conta de cuidar da minha filha e faço isso com todo amor. Precisamos da ajuda de amigos e parentes, pois vivo com auxílio doença e tenho muitos gastos com a Tati. De dois em dois dias ela se alimenta de um produto que custa R$70. Então peço ajuda dos brasileiros que são solidários”, disse a mãe.

Tatiana não consegue se mover na cama – Jaine cuida para que ela troque de posição a cada hora, e passa óleo de girassol em seu corpo, para evitar que surjam escaras. Também não consegue falar e tem muito pouca consciência do que acontece ao seu redor. Um dos olhos não enxerga mais, o outro tem 50% da vista. Ela se alimenta por sonda, precisar usar fralda, não tem forças nem para assoprar. Para ajudar na respiração, precisa manter a boca sempre entreaberta. O corpo se mantém travado, rijo, a mão direita segurando firmemente um bichinho de pelúcia azul – “É como um companheiro dela”, adivinha Jaine. E completa: “Temos que adivinhar tudo, porque não há forma de comunicação. Não é sempre que ela reconhece quem está ao redor.”

Quem auxilia Jaine a cuidar da filha é seu filho caçula, Renato, que mora na mesma casa, e a cuidadora contratada para ajudar dia sim dia não, Hilda Gonçalves de Azevedo.

A família vive com três salários mínimos, no bairro Cardoso, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Também conta com ajuda, inclusive financeira, de primos e tios de Jaine e até de desconhecidos que se comoveram com a história.

Ajude a Tatiana
Quem puder ajudar com qualquer quantia pode entrar em contato com Jaine por meio da página “Tatiana Miranda” no Facebook ou depositar na conta poupança em nome de Jaine Soalheiro Miranda na Caixa Econômica Federal, Agência 0085, operação 013, conta número 00930737-6.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo