Negócios

Brasil é o 8º país do mundo com mais bilionários

Super-ricos brasileiros têm, juntos, $148 bilhões; mundo ganhou 222 novos bilionários em um ano

DA REDAÇÃO (com Época Negócios) – Você sabia que o Brasil é o 8º país com mais bilionários no mundo? Pois bem, são 56 pessoas que, juntas, possuem mais de $148 bilhões (cerca de R$ 405 bilhões). É o que diz o ranking Hurun Global Rich List de 2015, elaborado na China e divulgado esta semana. No top 100, aparecem os brasileiros Jorge Paulo Lemann e Joseph Safra.

Segundo o ranking, o número de bilionários no mundo saltou para 2089 em janeiro deste ano, 222 a mais do que no ano passado. Os países que possuem a maior participação no ranking são Estados Unidos (537 pessoas), seguidos por China (430) e Índia (97). Nos EUA, destaque também para New York. A cidade é considerada a capital dos bilionários, sendo lar para 91 deles. Somando os países, porém, a Ásia tem mais bilionários que a América do Norte.

Em relação ao ano passado, 649 pessoas aumentaram sua riqueza e 230 apenas mantiveram. Outros 869 perderam dinheiro e 95 deixaram a lista. Entre os mais ricos, Bill Gates aparece em primeiro, seguido pelo mexicano Carlos Slim e pelo megainvestidor Warren Buffett.

Segundo Rupert Hoogewer, chefe de pesquisa do Hurun Report, o setor de tecnologia mais uma vez foi uma fonte fértil para a criação de novos bilionários. “Todos os olhos estão voltados para a nova economia”, afirmou em nota.

No caso do Brasil, há um outro destaque: o país ficou em segundo lugar em número de bilionários que são herdeiros, mas não estão envolvidos diretamente nos negócios. No outro extremo desse critério, considerando as pessoas que construíram seus impérios sem ajuda financeira da família, a China lidera.

Entre os mais jovens, estão Evan Spiegel (24 anos) e Bobby Murphy (26), do aplicativo para smartphones Snapchat. Em relação às mulheres, há 279. O relatório aponta que deve ficar de olho em empresas como Uber, Airbnb, Pinterest, Xiaomi e Dropbo, pois elas podem fazer grandes acordos ou IPOs em 2015.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo