Histórico

Apresentador de TV de Miami é demitido por ofensa ao vivo a Michelle Obama

Roger Figueroa, funcionário da mais importante rede de TV latina dos EUA, disse que primeira-dama parecia ser do elenco da série de filmes Planet of the Apes

DIVULGAÇÃO
Rodner Figueroa, apresentador da Univision

DA REDAÇÃO (com EFE) – A Univisión, a rede hispânica mais importante dos Estados Unidos, com estúdios em Doral, próximo a Miami, demitiu recentemente um de seus principais apresentadores após ele afirmar que a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, parecia fazer parte do filme Planet of the Apes (cujo título brasileiro é Planeta dos Macacos).

O apresentador venezuelano Rodner Figueroa afirmou na terça-feira (10), durante o programa vespertino El Gordo y la Flaca, que a transformação estética da primeira-dama nos últimos anos foi inspirada nesta franquia cinematográfica. “Michelle Obama parece do elenco de Planet of the Apes”, declarou Figueroa ao mostrar várias imagens da primeira-dama.

A Univisión não demorou a reagir e menos de 24 horas após a polêmica comunicou a demissão do comentarista.

“Ontem, durante o programa de entretenimento El Gordo y la Flaca, Rodner Figueroa fez comentários sobre a primeira-dama Michelle Obama que foram completamente reprováveis e de nenhuma forma refletem os valores ou opiniões da Univisión”, explicou a rede em um comunicado. “Como resultado, o senhor Figueroa foi demitido imediatamente”, confirmou a empresa.

Figueroa, apelidado de El Fashionista, ganhou um lugar na Univisión como especialista em moda, comentando e criticando as escolhas das estrelas americanas e latinas nos grandes eventos, ou fazendo entrevistas no tapete vermelho.

Nos últimos tempos também apresentou outros formatos, como Sal y Pimienta e Nuestra Belleza Latina, ambos de grande audiência.

Admiração por Obama
Na quinta-feira (12), Figueroa pediu desculpas à primeira-dama por sua “falta de juízo”, mas negou que seja “racista”. Em carta aberta a Michelle Obama, explicou que seu comentário foi “mal interpretado” e não era dirigido a ela, mas ao trabalho de seu maquiador, que segundo ele, “deixava muito a desejar”.

“Sou responsável por essa falta de juízo da minha parte, mas não posso aceitar ser tachado de racista por ninguém e ser despedido como tal, e humilhado publicamente pela Univisión após 17 anos nesta empresa”, acrescentou o apresentador.

Figueroa se referiu a sua origem afro-latina e a sua orientação sexual, como o primeiro apresentador abertamente homossexual da televisão latina, para defender que foi um “ativista de causas em prol das minorias”.

Nesse sentido, destacou sua admiração pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e afirmou que votou nele duas vezes por ser um “grande homem, que respeita as minorias”. Além disso, relatou que em seu trabalho como comentarista da aparência das celebridades “jamais” ofendeu alguém pela cor de sua pele, orientação sexual ou nacionalidade.

“Sou uma pessoa decente, mas um ser humano, que comete erros como esse”. “Não mereço ser tachado de racista, e tenho que me defender, por respeito e amor a minha família, a meu pai, a meus admiradores e a minha comunidade”, escreveu.

O apresentador explicou que foi notificado verbalmente sobre sua demissão por uma “queixa” do escritório da primeira-dama americana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo