Histórico

Apple Watch chega ao mercado em abril

Lançamento da Apple é recebido com expectativa por usuários e mercado

Apple Watch chega ao mercado em abril

DA REDAÇÃO (com Folha de S.Paulo) – Depois de anos de especulação, a Apple detalhou na segunda-feira (9) como fará sua entrada no mercado de produtos “wearables” (“vestíveis”), com o lançamento de um relógio inteligente. O Apple Watch representa a primeira linha de produtos realmente nova que a companhia lança desde a morte de Steve Jobs, em 2011. A marca só havia anunciado novos modelos de itens já existentes, como iPhones e iPads.

A proposta do relógio é poupar tempo. O aparelho, ao ser sincronizado com o iPhone 5 ou modelos posteriores, mostra notificações de aplicativos, e-mails e condições de trânsito. E, claro, a hora. Enquanto isso, o celular pode continuar no bolso.

O Apple Watch permite também receber ligações, falando por meio de um microfone. “Eu queria fazer isso desde os cinco anos”, brincou Tim Cook, presidente-executivo da empresa, durante a apresentação.

Apps populares como Uber, Twitter, Shazam e Instagram já desenvolveram versões para o Apple Watch.

Nos Estados Unidos, o modelo mais barato, em alumínio, sai por $349. O valor depende do material (alumínio, metal ou ouro), da espessura (38 mm ou 42 mm) e do bracelete (do couro ao metal). A parte técnica é a mesma.

Apesar dos valores altos, previsões do mercado financeiro calculam as vendas em algo entre 20 e 30 milhões de unidades só no primeiro ano, segundo o jornal Financial Times.

No primeiro ano do iPad, em 2010, foram vendidas 14,8 milhões de unidades.

Como funciona
A interação com o relógio é feita por meio do toque na tela, girando a “digital crown” (“coroa digital”), um botão de rolagem localizado na lateral, e por meio de leves “tapinhas” no pulso ao receber uma notificação.

Saúde é um dos pontos fortes do relógio. Ao manter um registro dos níveis de atividade física, ele sugere metas semanais de exercícios e informa quando é hora de levantar da cadeira.

O aparelho estará disponível para pré-venda pela internet em nove países a partir de 10 de abril.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo