Histórico

Americanos barram entrada de indocumentados na Califórnia

Protesto fechou rodovia e impediu a entrada de três ônibus lotados de indocumentados

Americanos barram entrada de indocumentados na Califórnia
Grupo se reúne para protestar contra envio de imigrantes indocumentados para centros de detenção na Califórnia

DA REDAÇÃO COM NBC – Centenas de moradores da cidade de Murrieta (CA) barraram a entrada de três ônibus que levavam 140 imigrantes indocumentados para um centro de triagem na região. A maioria dos imigrantes eram mulheres e crianças que atravessaram a fronteira sozinhos nos últimos meses. A patrulha de fronteira americana acredita que de outubro de 2013 a junho de 2014 cerca de 52 mil crianças desacompanhadas atravessaram a fronteira com o México em busca de melhores condições de vida nos EUA.

Com os abrigos lotados, o governo federal foi obrigado a criar centros de triagem improvisados entre California, Texas e New Mexico. Um deles, está localizado em Murrieta. Quando os moradores souberam que a primeira leva de indocumentados estava sendo transferida para a cidade eles foram para a rodovia que dá acesso ao abrigo e barraram os indocumentados.

Os manifestantes carregavam cartazes com dizeres como “Volte para o México”, “Eles não nasceram aqui”, “Fora ilegais!”, “Pare a imigração ilegal!” e com isso conseguiram que os três ônibus dessem meia volta.

Os oficiais de imigração levaram os indocumentados para passar a noite em outro abrigo improvisado em San Ysidro, e na quarta-feira transferiram-os para quatro abrigos – Otay Mesa, Imperial Beach, Boulevard e Chula Vista. Entretanto, as autoridades já adiantaram que no feriado de 4 de julho, o abrigo de Murrieta deve receber outra leva de indocumentados.

Depois de passar pela triagem, os imigrantes podem ser deportados e, em alguns casos, liberados e aguardar pela data de apresentação a um juiz de imigração.

Depois do protesto dos moradores, a prefeitura de Murrieta recebeu centenas de telefonemas de anônimos ameaçando o prefeito e os funcionários públicos. “Os telefonemas vêm de todo lugar, não só de moradores da nossa cidade. E muitos fazem ameaças. Uma dessas secretárias recebeu um telefonema com ameaças de morte”, disse a assistente do prefeito, Kim Summers.

“O que as pessoas precisam entender é que os manifestantes estão mostrando sua opinião sobre uma política nacional que não está funcionando”, disse o prefeito da cidade Alan Long, apresentando seu apoio à comunidade. Porém, ele negou que teria dando início ao protesto ou ajudado os moradores.

Representantes dos moradores disseram que vão continuar com os protestos toda vez que um ônibus com imigrantes indocumentados tentar se aproximar do centro de triagem.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo