Imigração Notícias

Advogado tira dúvida dos leitores sobre imigração – #577

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Weston e Naples (FL), telefone (954)888.6383.

Olá entrei nos EUA pelo México em 2001, fui preso pela imigração, paguei fiança e fiquei por seis anos ilegal. Meu filho nasceu em 2005 e em 2007 fui preso pela imigração novamente e fui deportado. Hoje moro no Brasil e tenho mais uma filha. O meu filho vai poder aplicar para o green card para mim e para minha família no futuro?
Renata
– Você esqueceu de mencionar a idade do seu filho. Isso é importante, pois você precisará ter presença contínua fora dos EUA por 10 anos para cumprir com o período de pena. O seu caso é um caso delicado, pois você prometeu a justiça americana que sairia, e não saiu (evidenciado pelo seu pagamento de fiança em 2001). Como ainda falta muito tempo para que você seja elegível para o pedido de green card, peço que você volta a consultar-nos em um futuro próximo, já que as leis imigratórias estão em constante evolução.

Olá, meu marido é policial civil aqui no Brasil e nós já mudamos de cidade pelo fato de morarmos perto de pessoas que ele já prendeu , e eu tenho medo de que algo aconteça comigo ou com minha família em função desse trabalho. Eu gostaria de saber se essa situação se encaixa no pedido de asilo?
Renata
– Os casos de asilo precisam documentar que há perseguição sistemática, pela afiliação do seu marido com um grupo, nacionalidade, religião, associação a um grupo social (nesse caso a policia), opinião politica, ou raça. E difícil dizer só em virtude da sua pergunta se ele se encaixaria em pedido de asilo, já que grande parte do caso e a documentação evidenciaria da ameaça da qual seu marido foge ao vir para os EUA – ou seja, artigos no jornal, relatórios policiais, documentos, ameaças por escrito, mensagem de texto, etc. Para uma avaliação do caso, e preciso considerar, portanto, as provas.

Trabalhei nos EUA ilegalmente durante alguns anos e voltei ao Brasil em 2003. Gostaria de saber se é possível voltar aos EUA após 12 anos, sem ter problemas com a imigração, entrando legalmente com visto de turista. Grato pela atenção.
Renata
– Possível é, mas é difícil garantir, já que após período de ilegalidade nos EUA a possibilidade que você morara aqui ilegalmente de novo e grande. Você só saberá quando tentar o visto, e subsequentemente, tentar entrar nos EUA. Sugiro que você tenha documentação suficiente que prove a sua intenção de retornar ao Brasil.

Morei nos EUA de 2000 até 2007 quando fui deportado. Quando completar os 10 anos de castigo, ainda assim preciso entrar com o pedido de waiver? Tenho um filho americano que mora comigo aqui no Brasil e gostaria muito de poder voltar para os EUA para que ele possa estudar. Quais são minhas chances?
Renata
– Após 10 anos não e necessário, em vários casos, o pedido de waiver. Seu filho só poderá pedir entrada legalmente nos EUA para você quando ele completar 21 anos. Você pedir o waiver antes não será possível, já que filhos não qualificam para pedido de waiver.

Morei nos EUA por oito anos, de 2004 a 2012. Entrei com visto de turista e fiquei ilegal pouco tempo depois. Me casei com uma cubana em 2008 e dei entrada ao processo de ajuste de status. Tive meu processo negado pela imigração por quatro vezes. Sempre que negavam eu recorria. Depois da quarta vez, eu e minha esposa decidimos não mais aplicar (nosso casamento já não ia tão bem). Regressei ao Brasil em 2012 sem me divorciar (ainda estamos casados legalmente). Tenho alguma chance de conseguir o visto de turista? Segunda pergunta, eu e minha esposa voltamos a conversar sobre a possibilidade de reatarmos o casamento, eu poderia aplicar daqui do Brasil?
Renata
– Considero o seu caso delicado, e precisaria, antes de emitir qualquer parecer, revisar o caso junto a imigração para saber o motivo pelo qual o seu caso foi negado 4 vezes. Infelizmente não podemos dizer se você vai receber o visto de turista ou não, mas se você e casado com uma cubana você tem outras alternativas legais que não são necessariamente o visto de turista. Baseada na minha experiencia, acho que você precisara documentar fortemente o seu elo de retorno ao Brasil, já que o consulado leva em consideração o que levara você a retornar ao Brasil, mediante viagem aos EUA. No seu caso, o casamento e na verdade um detrimento, pois faz com que você tenha interesse, pelo menos de inicio, em residir nos EUA em virtude do seu casamento.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nestas respostas são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo